Dimensões estratégicas da comunicação da ciência

Autores

  • Camila Maciel Campolina Alves Mantovani Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Comunicação Social
  • Verônica Soares da Costa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139347

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Estudos de público. Divulgação científica. Fapemig.

Resumo

Caracterizar o público de uma ação comunicacional é fundamental para desenvolver estratégias que atendam às demandas organizacionais, principalmente aquelas relacionadas à percepção de valor de determinada instituição frente a seus interlocutores. A fim de conhecer os públicos do projeto “Minas faz ciência”, iniciativa de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), foi realizada uma pesquisa on-line para coletar dados sobre preferências, hábitos de acesso a informação, bem como o conhecimento dos produtos e serviços desenvolvidos. O artigo apresenta as estratégias de pesquisa colocadas em prática, assim como os resultados obtidos e as reflexões acerca das potencialidades e dos desafios da comunicação organizacional no contexto da divulgação científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Maciel Campolina Alves Mantovani, Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Comunicação Social
    Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Jornalismo pela UFMG. Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Atuou na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) como bolsista do Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação (PCCT).
  • Verônica Soares da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutoranda em Textualidades Midiáticas no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG). Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil (CPDOC-FGV). Especialista em Jornalismo Científico pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2016-12-03

Como Citar

MANTOVANI, Camila Maciel Campolina Alves; COSTA, Verônica Soares da. Dimensões estratégicas da comunicação da ciência. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 25, p. 149–160, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139347. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139347.. Acesso em: 19 abr. 2024.