Dimensões estratégicas da comunicação da ciência

Autores

  • Camila Maciel Campolina Alves Mantovani Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Comunicação Social
  • Verônica Soares da Costa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139347

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Estudos de público. Divulgação científica. Fapemig.

Resumo

Caracterizar o público de uma ação comunicacional é fundamental para desenvolver estratégias que atendam às demandas organizacionais, principalmente aquelas relacionadas à percepção de valor de determinada instituição frente a seus interlocutores. A fim de conhecer os públicos do projeto “Minas faz ciência”, iniciativa de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), foi realizada uma pesquisa on-line para coletar dados sobre preferências, hábitos de acesso a informação, bem como o conhecimento dos produtos e serviços desenvolvidos. O artigo apresenta as estratégias de pesquisa colocadas em prática, assim como os resultados obtidos e as reflexões acerca das potencialidades e dos desafios da comunicação organizacional no contexto da divulgação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Maciel Campolina Alves Mantovani, Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Comunicação Social

Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Jornalismo pela UFMG. Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Atuou na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) como bolsista do Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação (PCCT).

Verônica Soares da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Textualidades Midiáticas no Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG). Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil (CPDOC-FGV). Especialista em Jornalismo Científico pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2016-12-03

Como Citar

MANTOVANI, C. M. C. A.; COSTA, V. S. da. Dimensões estratégicas da comunicação da ciência. Organicom, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 149-160, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139347. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139347. Acesso em: 8 dez. 2023.