Pressupostos de boas práticas de relações públicas com as comunidades: relação entre ética, participação e desenvolvimento local

Autores

  • Cicilia M. Krohling Peruzzo Universidade Metodista de São Paulo. Núcleo de Estudos sobre Comunicação Comunitária e Local

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139353

Palavras-chave:

Relações Públicas Comunitárias • Responsabilidade Social • Terceiro Setor • Desenvolvimento • Ética

Resumo

Este texto enfoca as relações públicas comunitárias no âmbito do terceiro setor, uma vez protagonizadas por corporações de negócios e outras instituições públicas e privadas. São apresentados pressupostos e premissas de políticas e práticas das relações públicas com as comunidades que podem contribuir efetivamente no processo de desenvolvimento social ao ultrapassarem as amarras dos interesses corporativos e se direcionarem para o bem comum e o sentido coletivo da presença de todos no mundo. O objetivo é discutir parâmetros gerais a partir dos quais as relações públicas com as comunidades e a comunicação organizacional voltadas ao terceiro setor podem ser eticamente desencadeadas pelas corporações e demais organizações identificadas com o caráter cívico requerido pelos povos no processo de desenvolvimento histórico. A abordagem do artigo é teórica, de caráter ensaístico. Conclui-se que existe uma dívida social a ser paga e que é possível obter lucro fazendo o bem e atuando de forma ética.

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Biografia do Autor

Cicilia M. Krohling Peruzzo, Universidade Metodista de São Paulo. Núcleo de Estudos sobre Comunicação Comunitária e Local

Pós-doutora pela Universidad Nacional Autónoma de México (Unam). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Umesp. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Comunicação Comunitária e Local (Comuni), da Umesp. Membro do Comitê de Assessoramento de Artes, Ciências da Informação e Comunicação do CNPq (2016-2018).

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Publicado

2017-09-13