Comunicação e movimentos sociais: a atuação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação na internet

Autores

  • Caroline Kraus Luvizotto Universidade Estadual Paulista
  • Natália dos Santos Gonzales Universidade Estadual Paulista
  • Renata Calonego Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139361

Palavras-chave:

Comunicação • Movimentos Sociais • Redes Sociais Online • Fndc.

Resumo

A partir do exemplo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e de sua ação nas redes sociais online, este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da internet e das redes sociais para a mobilização social, para a organização, a disseminação e o fortalecimento dos movimentos sociais e dos ativistas. Apesar de o FNDC não utilizar toda a potencialidade das redes sociais online, conclui-se que estas têm papel fundamental para o fortalecimento dos mais diferentes movimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Kraus Luvizotto, Universidade Estadual Paulista

Doutora, mestre e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp – Bauru. Líder do grupo de pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais (ComMov). Foi coordenadora do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Natália dos Santos Gonzales, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Comunicação na Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Bauru. Especialista em Comunicação Organizacional pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Graduada em Relações Públicas pela Unesp – Bauru.

Renata Calonego, Universidade Estadual Paulista

Mestranda em Comunicação na Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Bauru. Graduada em Relações Públicas pela Unesp – Bauru. Membro do grupo de pesquisa Relações Públicas e Comunicação: Opinião Pública, Educação e Interculturalidade.

Downloads

Publicado

2017-09-13