Narrativa e comunicação organizacional

Autores

  • Larissa Conceição dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Nicole D’Almeida Université Paris-Sorbonne (Paris IV). École des Hautes Études en Sciences de l’Information et de la Communication

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139374

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional • Teoria Narrativa • Organizações.

Resumo

O presente ensaio visa apresentar as contribuições da abordagem narrativa/narratológica à comunicação das organizações. Para tanto, analisa-se a evolução da perspectiva narrativa, dos estudos literários até sua introdução no domínio das ciências humanas e sociais, destacando, especialmente, a abordagem narratológica da comunicação organizacional (D’Almeida, 2001). Finalmente, apresentam-se exemplos e aplicações de tal abordagem no contexto organizacional, almejando, com isso, demonstrar a pertinência dos estudos narrativos ao campo profissional e científico da comunicação organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Conceição dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Sciences de l’Information et de la Communication pela École des Hauts Études en Sciences de l’Information et de la Communication (Celsa, Université Paris-Sorbonne). Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen (UFSM-FW). Pesquisadora no Laboratoire Gripic (Université Paris-Sorbonne) e no Grupo de Pesquisa de Texto (Unipampa - Campus São Borja).

Nicole D’Almeida, Université Paris-Sorbonne (Paris IV). École des Hautes Études en Sciences de l’Information et de la Communication

Doutora en Sciences de l’Information et de la Communication (Celsa, Paris IV). Docente na École des Hautes Études en Sciences de l’Information et de la Communication – Celsa, Laboratoire Gripic, Université Paris-Sorbonne (Paris IV).

Downloads

Publicado

2017-09-13