Vigilância e relações de poder nas redes sociais: questões éticas na sociedade contemporânea

Autores

  • Fábio Medeiros da Rosa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leandro Chevitarese Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144108

Palavras-chave:

Relações de poder, Vigilância, Redes sociais, Ética

Resumo

Neste artigo, discutimos as redes sociais enquanto meio de comunicação contemporânea, apresentando uma leitura filosófica desse fenômeno social, considerando o problema da liberdade na atual sociedade tecnológica. Os caminhos metodológicos passam por descrever as redes sociais, em especial o Facebook e o Snapchat, como pano de fundo para a formulação de desafios éticos, envolvendo a problemática dos mecanismos de poder e vigilância, bem como seus efeitos de produção de subjetividade na sociedade e nas organizações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Medeiros da Rosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorando em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Ebape-FGV). Diretor associado da Agência Brasileira de Agentes Digitais do Rio de Janeiro (Abradi-RJ). Professor convidado de Marketing Digital e Comunicação em cursos de pós-graduação lato sensu. Professor em cursos de MBA executivo e Analista da FGV. Membro do comitê de assessoramento da agência de fomento Inovativa Brasil.

  • Leandro Chevitarese, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Filosofia pela PUC-Rio. Professor adjunto do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM-UFRRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da UFRRJ. Professor convidado do doutorado no Coppead da UFRJ.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

ROSA, Fábio Medeiros da; CHEVITARESE, Leandro. Vigilância e relações de poder nas redes sociais: questões éticas na sociedade contemporânea. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 27, p. 59–69, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.144108. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/144108.. Acesso em: 25 abr. 2024.