Reflexão sobre a migração transnacional e transcultural no Estado do México a partir da perspectiva da paz e conflitos

Autores

  • Eduardo Andrés Sandoval Forero Universidad Autónoma del Estado de México

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.146064

Palavras-chave:

Estudos da paz, Violência, Migração transnacional, Migração transcultural, Estado do México

Resumo

A complexidade de fenômenos sociais – como migração, pobreza, violência, desapropriação e conflitos, entre outros – é parte do repertório que constitui as particularidades próprias da sociedade globalizada do século XXI. Esse cenário se mostra como um referente de análise sobre as problemáticas que afetam diretamente os grupos em situação de vulnerabilidade e oprimidos de nossa época. Por essa razão, a necessidade de avançar nessa lógica orientada à reflexão crítica de fenômenos como migração transnacional e transcultural implica um desafio no âmbito da conceituação da referida temática a partir dos estudos para a paz e conflitos nos seus respectivos contextos e dinâmicas sociopolíticas de nossa América. Assim, a finalidade deste artigo é expor a relação teórica, conceitual e metodológica que existe entre migração, paz e conflito refletida no âmbito transnacional e transcultural que apresenta a experiência migratória da população do Estado do México. Uma das contribuições mais relevantes encontradas nesta pesquisa é ampla relação entre a perspectiva crítica de conceber a migração como fenômeno que articula o conflito, a violência e a paz e a emergência de estudos nesse campo de pesquisa social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Andrés Sandoval Forero, Universidad Autónoma del Estado de México

• Doctor en Sociología, Maestro en Estudios Latinoamericanos, y Antropólogo Social.
• Miembro del Sistema Nacional de Investigadores de México nivel II desde 1995.
• Profesor invitado de universidades de: Estados Unidos, América del Sur, España e Italia.
• Fundador y Coordinador Académico de la Maestría y el Doctorado en Educación para la Paz y la Convivencia Escolar en México.
• Investigador-Profesor del CIEAP, Universidad Autónoma del Estado de México.
• Premio Manuel Castillo 2009 otorgado por la Universidad de Valencia, España, por la la investigación académica en el ámbito de la Cooperación para el Desarrollo Humano y la paz de los Pueblos
en el mundo. Categoría Estudios e Investigación, publicado en el libro coeditado por Vicent Martínez
Guzmán y Eduardo Andrés Sandoval Forero (2009), Migraciones, conflictos y cultura de paz, Cátedra Unesco de Filosofía para la Paz, Bancaja, Universitat Jaume I, Castellón, España.

Publicado

2018-09-24