Uma breve introdução à pesquisa sobre paz transracional e transformação elicitiva de conflito

Autores

  • Wolfgang Dietrich Universidade de Innsbruck
  • Neuza L. R. Vollet

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150551

Palavras-chave:

Filosofia da paz, Transformação de conflitos, Mapeamento de conflitos

Resumo

Este artigo é uma síntese da trilogia Muitas pazes do autor. Este trabalho aprofunda a filosofia das muitas pazes e de paz transracional e deriva da famosa pirâmide de conflito de Lederach, com um entendimento sistêmico mais amplo do conflito como um fenômeno relacional. Além disso, oferece ferramenta para a análise desses processos complexos que ocorrem nas “fronteiras de contato em movimento” humanas. Por fim, introduz ressonância, correspondência e homeostase como princípios de mapeamento elicitivo de conflito.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wolfgang Dietrich, Universidade de Innsbruck

• É Ph.D. em história e literatura pela Universidade de Innsbruck em 1980 e doutor em Direito na mesma universidade. A partir de 1990 assumiu o cargo de Professor Adjunto em Ciência Política da Universidade de Innsbruck.
• Atualmente é diretor da Unidade para a Paz e Estudos de Conflitos da Escola de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Innsbruck, Áustria. É diretor do Programa de Mestrado em Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação de Conflitos Internacionais na mesma universidade. Também é responsável pela Cátedra UNESCO para Estudos de Paz e membro da Comissão Austríaca da UNESCO.
• Wolfgang Dietrich passou a maior parte dos anos 1980 na América Central. Foi presidente da seção austríaca de anistia internacional de 1989 a 1991. Nos anos 90 realizou pesquisas na América Latina, Caribe, Índia, África Oriental e no Sudeste Asiático. Desde os anos noventa, seu foco é a transformação de conflitos e pesquisa sobre a paz.
• Conta com mais de 200 textos acadêmicos foram publicados em inglês, alemão, espanhol, francês, russo, português e farsi.

Downloads

Publicado

2018-09-24