Envolvimento das empresas na construção da paz

Autores

  • Sandra I. Fuentes Martinez Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150580

Palavras-chave:

Comunicação, Construção da paz, Direitos humanos, Desenvolvimento sustentável

Resumo

A realidade da América Latina e do Caribe exige o envolvimento ativo das organizações na construção da paz, processo que é complexo, de longo prazo e requer a participação de todos os atores da sociedade. De maneira particular, as empresas que têm a capacidade, o dever, o poder e os recursos para promover essa transformação. Esse envolvimento implica a compreensão e a adoção de diretrizes globais que orientem o trabalho pela paz, com reflexos no respeito aos direitos humanos e ao desenvolvimento sustentável. Da mesma forma, requer gestão estratégica da comunicação para reconstruir o tecido social, fortalecendo a interrelação da organização com a sociedade ao construir vínculos baseados na confiança e ao desarmar a palavra para construir uma nova narrativa de paz que consolide uma sociedade harmoniosa e pacífica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra I. Fuentes Martinez, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia

• Maestra en Derechos Humanos y Cultura de Paz por Pontificia Universidad Javeriana, Cali, Colombia.
• Posgraduada en Comunicación para la Dinámica Organizacional.
• Especialista en Estudios de Paz y Conflicto con énfasis en Medio Ambiente, Género, Negociación y Acuerdos por la University for Peace de la Organización de las Naciones Unidas (ONU) en San José, Costa Rica.
• Catedrática en universidades de Iberoamérica y docente de la Facultad de Comunicación de la Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia.
• Dirigió durante 15 años el posgrado en Comunicación Organizacional de la Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá.
• Directora general del Grupo SAF-Colombia, firma de consultoría en comunicación, cultura y sostenibilidad corporativa.
• Autora y coautora de varios libros en gestión y comunicación.
• Columnista en la sección de análisis del diario La República.

Publicado

2018-09-25