Comunicação, violência e problemas sociais

uma leitura construcionista

Autores

  • Mariana Prioli Cordeiro Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo
  • Felipe Tavares Paes Lopes Universidade de Sorocaba (Uniso)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150583

Palavras-chave:

Comunicação, Violência, Problemas sociais, Linguagem, Construcionismo

Resumo

Este trabalho objetiva contribuir para o desenvolvimento dos debates realizados no campo de Estudos de paz, discutindo a pertinência da perspectiva construcionista como ferramenta teórica de análise dos conflitos violentos. Num primeiro momento, apresentamos algumas das principais definições e explicações sobre esses conflitos. Em seguida, debruçamo-nos sobre a perspectiva construcionista e abordamos o processo de construção desses conflitos e sua transformação em problemas sociais, enfatizando a importância da linguagem. Por fim, analisamos o papel da mídia nesse processo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Prioli Cordeiro, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo

• Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP)
• Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP
• Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
• Estágio doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha)
• Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP
• Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Felipe Tavares Paes Lopes, Universidade de Sorocaba (Uniso)

• Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso)
• Pós-doutorados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Fundação Getulio Vargas (FGV)
• Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP)
• Estágio doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha)
• Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
• Graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em Filosofia pela USP

Downloads

Publicado

2018-09-25