Cultura empreendedora e espírito do tempo

um olhar contemporâneo a partir do campo da comunicação

Autores

  • Vander Casaqui Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160000

Palavras-chave:

Comunicação e Cultura Empreendedora, Discurso Social, Empreendedorismo, Inspiração, Contemporâneo

Resumo

Esse artigo parte da noção de contemporâneo de Agamben (2009) e do campo da comunicação, para tratar do enfrentamento das questões emergentes de nosso tempo – os temas identificados com as agendas de nação, como é o empreendedorismo. Nesse sentido, propomos a análise crítica dos discursos sociais, observados como sintomas do espírito do tempo. Mais especificamente, lançamos o olhar dissociado, proposto por Agamben, aos discursos relacionados à cultura empreendedora.

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Biografia do Autor

  • Vander Casaqui, Universidade Metodista de São Paulo

    • Fez pesquisa de pós-doutorado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL)
    • Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP)
    • Mestre em Ciências da Comunicação pela USP
    • Graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero
    • Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista
    de São Paulo (Umesp)

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

CASAQUI, Vander. Cultura empreendedora e espírito do tempo: um olhar contemporâneo a partir do campo da comunicação. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 31, p. 184–194, 2019. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/160000.. Acesso em: 11 out. 2024.