A dimensão comunicacional da inovação

Autores

  • Marcio Araujo Oliverio Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.161432

Palavras-chave:

Inovação, Ecossistema de Inovação, Comunicação

Resumo

Estudo sobre a dimensão comunicacional de inovação a partir das perspectivas do impacto das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) na pesquisa e desenvolvimento. O estudo concluiu que a quantidade de informação disponível atualmente possibilitou mais opções de pesquisas e desenvolvimento para os empreendedores, porém há necessidade, dentro desse cenário de avanços tecnológicos, de reflexão crítica sobre o impacto dessas tecnologias no mercado de trabalho, na formação educacional, na privacidade dos dados e na livre circulação de ideias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcio Araujo Oliverio, Universidade Metodista de São Paulo

    • Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo
    • Docente pesquisador de Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo
    • Diretor de Educação a Distância e coordenador do curso de Gestão de Mídias Digitais

Referências

BENKLER, Yochai. A riqueza das redes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2007. Disponível em: https://bit.ly/2Adz4IE. Acesso em: 1 out. 2011.

CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CIEB. Inovação aberta em educação. São Paulo: Cieb, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2lToRds. Acesso em: 16 set 2019.

KOTLER, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

PRENSKY, Marc. Nativos e inmigrantes digitales. Madrid: SEK, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2w6wfW6. Acesso em: 17 mar. 2018.

SANTOS, Milton. 1992: a redescoberta da Natureza. Estudos Avançados, São Paulo, v. 6, n. 14, p. 95-106, 1992. Disponível em: https://bit.ly/2mddtcv. Acesso em: 17 mar. 2018.

SANTOS, Milton. A aceleração contemporânea: tempo-mundo e espaço-mundo. In: SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1998. p. 29-39.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2006.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1997.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1985.

SICHEL, Berta. Os elos subterrâneos da modernidade. Revista USP, São Paulo, n. 2, p. 145-148, 1989.

SODRÉ, Muniz. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

TÜFEKÇI, Zeynep. Engineering the public: big data, surveillance and computational politics. First Monday, Chicago, v. 19, n 7, 2014.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar