O que imaginam as empresas brasileiras? Análise discursiva das declarações de visão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.162532Palavras-chave:
Gestão estratégica , Declarações de visão , Discurso de gestão , Análise de conteúdoResumo
Esta pesquisa qualitativa traçou um perfil do imaginário das maiores empresas brasileiras, com base nas suas declarações de visão, partindo de técnicas de análise de conteúdo e discurso. Os resultados indicam que metade das empresas ostenta uma declaração de visão, com frequência de palavras similar à média internacional, e refletem baixa adequação aos componentes previstos para uma boa declaração. Os resultados demonstram que a técnica de elaboração e o uso de declarações estão bem difundidos e aceitos, havendo espaço para aperfeiçoamentos.
Downloads
Referências
AMATO, Christie; AMATO, Louis. Corporate commitment to quality of life: evidence from company mission statements. Journal of Marketing Theory and Practice, Thousand Oaks, v. 10, n. 4, p. 69-87, 2002.
ANSOFF, Igor; MCDONNELL, Edward J. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1993.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARTLIN, Julian; WEBER, Tom; KELLOWAY, Kevin. Effects of transformational leadership on attitudinal and financial outcomes: a field experiment. Journal of Applied Psichology, Washington, v. 81, n. 6, p. 827-832, 1996.
CHANDLER, Alfred D. Strategy and structure: chapters in the history of the industrial enterprise. Cambridge: MIT Press, 1962.
COLLINS, James; PORRAS, Jerry. Organizational vision and visionary organizations. California Management Review, Thousand Oaks, v. 34, n. 1, p. 30-52, 1991.
COLLINS, James; PORRAS, Jerry. Building your company’s vision. Harvard Business Review, Brighton, p. 65-77, 1996.
DAVID, Meredith; DAVID, Forest; DAVID, Fred. Mission statement theory and practice: a content analysis and new direction. International Journal of Business, Marketing, and Decision Sciences, v. 7, n. 1, p. 95-110, 2014.
DAY, George; REIBSTEIN, David (ed.). A dinâmica da estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
DRUCKER, Peter. Management: tasks, responsibilities and practices. New York: Harper & Row, 1973.
DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker: o homem, a administração, a sociedade. São Paulo: Nobel, 2002.
FILLION, Louis Jacques. Vision and relations: elements for an entrepreneurial metamodel. International Small Business Journal, Thousand Oaks, v. 9, n. 2, p. 26-40, 1991.
GUIMARÃES, André Sathler. Estratégias competitivas adotadas por empresas de tecnologia de informação. Revista de Administração, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 86-95, 2002.
HOWELL, Jane; AVOLIO, Bruce. Transformational leadership, transactional leadership, locus of control and support for innovation: key predictors of consolidated-business-unity performance. Journal of Applied Psychology, Washington, v. 78, n. 6, p. 891-902, 1993.
IRELAND, R. Duane; HITT, Michael. Mission statements: importance, challenge, and recommendations for development. Business Horizons, Amsterdam, v. 35, n. 3, p. 34-42, 1992.
IRELAND, R. Duane; HITT, Michael. Achieving and maintaining strategic competitiveness in the 21st century: the role of strategic leadership. Academy of Management Executive, v. 13, n. 1, p. 43-57, 1999.
KANTABUTRA, Sooksan; AVERY, Gayle. The power of vision: statements that resonate. Journal of Business Strategy, Bingley, v. 31, n. 1, p. 37-45, 2010.
KEMP, Sharon; DWYER, Larry. Mission statements of international airlines: a content analysis. Tourism Management, Amsterdam, v. 24, n. 6, p. 635-653, 2003.
KIRKPATRICK, Shelley; LOCKE, Edwin. Direct and indirect effects of three core charismatic leadership components on performance and attitudes. Journal of Applied Psichology, Washington, v. 81, n. 1, p. 36-51, 1996.
KIRKPATRICK, Shelley; WOFFORD, Jerry; BAUM, J. Robert. Measuring motive imagery contained in the vision statement. The Leadership Quarterly, Amsterdam, v. 13, n. 2, p. 139-150, 2002.
KIRKPATRICK, Shelley. How to build a better vision statement. Academic Leadership: The Online Journal, v. 6, n. 4, p. 1-12, 2008.
KRIPPENDORFF, K. Metodología de análisis de contenido: teoria y práctica. Barcelona: Paidós, 1990.
LARWOOD, Laurie et al. Structure and meaning of organizational vision. Academy of Management Journal, New York, v. 38, n. 3, p. 740-769, 1995.
LIPTON, Mark. Demystifying the development of an organizational vision. MIT Sloan Management Review, Cambridge, v. 37, n. 4, p. 83-92, 1996.
LUCAS, James. Anatomy of a vision statement. Management Review, New York, v. 87, n. 2, p. 22-27, 1998.
MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safari de estratégia: um roteiro para a selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
MORPHEW, Christopher; HARTLEY, Matthew. Mission statements: a thematic analysis of rhetoric across institutional type. Journal of Higher Education, Ann Arbor, v. 77, n. 3, p. 456-471, 2006.
PALMER, Timothy; SHORT, Jeremy. Mission statements in U.S. colleges of business: an empirical examination of their content with linkages to configurations and performance. Academy of Management Learning & Education, New York, v. 7, n. 4, p. 454-470, 2008.
PORTER, Michael Eugene. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
PORTER, Michael Eugene. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
PORTER, Michael Eugene. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
SELZNICK, Philip. Leadership in administration: a sociological interpretation. Evanston: Row Peterson, 1957.
TIMMONS, Jeffry; SMOLLEN, Leonard; DINGEE, Alexander. New venture creation: entrepreneurship in the 1990s. Chicago: Irwin, 1990.
WESTLEY, Frances; MINTZBERG, Henry. Visionary leadership and strategic management. Strategic Management Journal, Ann Arbor, v. 10, p. 17-32, 1989.
WILLIAMS, Linda Stallworth. The mission statement: a corporate reporting tool with a past, present and future. Journal of Business Communication, Thousand Oaks, v. 45, n. 2, p. 94-119, 2008.
ZACCARELLI, Sérgio Baptista. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000.
ZACCARELLI, Sérgio Baptista; FISCHMANN, Adalberto. Estratégias genéricas: classificações e usos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 13-22, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 André Rehbein Sathler, Roberto Campos da Rocha Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.