O que imaginam as empresas brasileiras? Análise discursiva das declarações de visão

Autores

  • André Rehbein Sathler Centro Universitário IESB
  • Roberto Campos da Rocha Miranda Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.162532

Palavras-chave:

Gestão estratégica , Declarações de visão , Discurso de gestão , Análise de conteúdo

Resumo

Esta pesquisa qualitativa traçou um perfil do imaginário das maiores empresas brasileiras, com base nas suas declarações de visão, partindo de técnicas de análise de conteúdo e discurso. Os resultados indicam que metade das empresas ostenta uma declaração de visão, com frequência de palavras similar à média internacional, e refletem baixa adequação aos componentes previstos para uma boa declaração. Os resultados demonstram que a técnica de elaboração e o uso de declarações estão bem difundidos e aceitos, havendo espaço para aperfeiçoamentos.

 

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Biografia do Autor

André Rehbein Sathler, Centro Universitário IESB

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos.
Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo.
Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Professor do Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações do Centro Universitário IESB.

Roberto Campos da Rocha Miranda, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Ciência da Informação pela Unb.
Bacharel em Administração pela União Pioneira de Integração Social.
Bacharel em Administração Postal pela Escola Superior de Administração Postal.
Docente do Mestrado em Poder Legislativo do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados.

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Publicado

2021-02-10