Comunicação pública e campanhas de amamentação: representações da mulher-mãe

Autores

  • Amanda Braga Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rudimar Baldissera Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.164565

Palavras-chave:

Comunicação pública, Campanhas de amamentação

Resumo

Neste artigo problematizamos os processos de comunicação pública realizados pelo Ministério da Saúde, a partir das representações da mulher-mãe percebidas pelas participantes do Estudo LINDA-Brasil na sua Cartilha para a mulher trabalhadora que amamenta. Para isso, são acionados aportes teóricos sobre dimensões culturais e históricas da noção de “representações da mulher-mãe” e processos de comunicação pública, além de dados da pesquisa empírica realizada por Silveira, que compreendeu a realização de um grupo focal com participantes do Estudo LINDA-Brasil.

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Biografia do Autor

  • Amanda Braga Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
    Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela UFRGS.
    Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) da UFRGS.

  • Rudimar Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    Mestre em Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
    Bacharel em Relações Públicas Pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
    Professor associado do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da UFRGS.
    Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRGS – CAPES.
    Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) da UFRGS – www.ufrgs.br/gccop
    Bolsista de Produtividade do CNPq.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

SILVEIRA, Amanda Braga; BALDISSERA, Rudimar. Comunicação pública e campanhas de amamentação: representações da mulher-mãe. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 33, p. 13–24, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.164565. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/164565.. Acesso em: 19 abr. 2024.