O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Angela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.170189

Palavras-chave:

Opinião pública, Mídia, Comunicação, Genealogia, Epistemologia

Resumo

Qual é o lugar do conceito de “opinião pública” na teoria da comunicação? Embora seja um dos assuntos mais antigos e abordados com mais frequência nos estudos de mídia, parece não haver consenso a respeito de seu significado, extensão ou limites. Este artigo descreve algumas das atuais concepções de opinião pública desenvolvidas na pesquisa em mídia. A partir de pesquisa bibliográfica, em abordagem genealógica, o texto sugere a existência de três correntes principais, cada uma conferindo à mídia e à comunicação um lugar diferente. Observa-se, dessa maneira, a opinião pública entendida superficialmente como resultado de uma influência da mídia mais ou menos limitada, que reflete, também, as concepções anteriores das pessoas sobre um assunto. Além disso, ela é conceituada como disputa ideológica de interesses e produto da conversa racional de pessoas livres sobre questões públicas. Esses elementos são discutidos no contexto da pesquisa em mídia e política.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
    Pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, na Inglaterra.
    Autor dos livros Métodos de pesquisa em comunicação (2018), Teoria da comunicação (2009), Comunicação e identidade (2010) e The mediatization of religion (2016).
    Publicou, em co-autoria com Ângela Marques, o livro Ética, mídia e comunicação (2018).
    Professor do programa de pós-graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

  • Angela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pós-doutora pela Universidade Stendhal, Grenoble III, na França.
    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
    Autora dos livros Apelos solidários (2017), escrito com Angie Biondi; Diálogos e dissidências: M. Foucault e J. Rancière (2018), com Marco Aurélio Prado e Ética, mídia e comunicação (2018), com Luis Mauro Sá Martino.
    Organizadora do livro Vulnerabilidades, justiça e resistências nas interações comunicativas (PPGCOM, 2018).
    • Professora do programa de pós-graduação em Comunicação da UFMG.

Referências

ANSELMINO, Natalia; REVIGLIO, Maria.; DIVIANI, Ricardo. Preguntas para una aproximación crítica a la categoria esfera pública en tiempos de facebook. In: FAUSTO NETO, A. et allí. (Orgs.) Relatos de investigaciones sobre mediatizaciones. Rosário: Universidad Nacional de Rosario, 2015, pp. 212 - 224.
BALDISSERA, Rudimar; SARTOR, B. A. ; ROSSATO, J. F. . Comunicação e interesse público: a triangulação 'iniciativa privada - poder público - comunidade'. Alceu (PUCRJ), v. 16, p. 207-223, 2016.
BALDISSERA, Rudimar ; SERRA, C. ; CERVI, E. U. ; BORGES, S. M. C. ; MOURA, G. H. C. O que é opinião pública?. 1. ed. Maputo, Moçambique: Escolar Editora, 2020.
BLONDIAUX, Loïc. Les théories contemporaines de l’opinion publique: un retour aux “classiques”? Hermès, no. 31, Vol. 3, 2001, pp. 9-20.
BLUMER, Herbert. The mass, the public, and public opinion. In: BERELSON, Bernard; JANOWITZ, Morris (Orgs.). Reader in public opinion and Communication. New York: The Free Press, 1967, p.43-50.
BOHMAN, James. When water chokes: ideology, communication, and practical rationality. Constellations, 2000, v.7, n.3, p.382-392.
CHAMPAGNE, Patrick. Formar a opinião. Petrópolis: Vozes, 1998.
CHAMPAGNE, Patrick. La double dépendance. Hermés, vol. 3, no. 17-18, 1995, pp. 215-229.
CHANG, Chingching. Opinions from others like you: the role of perceived source of similarity. Media Psychology, vol. 14, no. 1, 2011, pp. 415–441.
CRUZ, Cassiana M. L. A comunicação organizacional e a formação da opinião pública. XXX INTERCOM. Anais… Santos, 29.08 a 02.09 de 2007.
DAHLBERG, Lincoln. The internet and democratic discourse. Information, Communication & Society, v.4, n.4, 2001, pp.615-633.
DAHLGREN, Peter. In search of talkative public. Javnost the public, v.9, n.3, 2002, p.5-26.
DEAN, Jodi. Why the net is not a public sphere. Constellations, Vol. 10, no.1, 2003, pp. 95 - 111.
DEWEY, John. La opinión pública y sus problemas. Madrid: Ediciones Mortara, 2004.
ELIASOPH, Nina. Making a Fragile Public: a talk-centered study of citizenship and power. Sociological Theory, v.14, n.3, 1996, pp.262-89.
ESTEVES, João P. Opinião pública. In: CORREIA, J.; FERREIRA, G.; ESPÍRITO SANTO, P. (orgs.). Conceitos de Comunicação Política. Covilhã: LabcomBooks, 2010, p.21-32.
FARIAS, Luiz A.; LEMOS, Else; REBECHI, Claudia N. (Orgs). Opinião pública, comunicação e organizações. São Paulo: Abrapcorp, 2020.
FARIAS, L.A.; LEMOS, E; REBECCHI. C.N. (Org.). Opinião pública, comunicação e organizações: convergências e perspectivas contemporâneas. 1ed.São Paulo: Abrapcorp, 2020.
FERREIRA, Fernanda V. Raízes históricas do conceito de opinião pública em comunicação. Em debate, Vol. 7, no. 1, jan. 2015, pp. 50-68.
FIGUEIREDO, Rubens; CERVELLINI, Sílvia. Contribuições para o conceito de opinião pública. Opinião Pública, vol. 3, no. 3, Dezembro, 1995, p.171-185.
FRASER, Nancy. Rethinking the public sphere: a contribution to the critique of actually existing democracy, Social Text, No. 25/26, 1990, pp. 56-80.
FRIEMEL, Thomas N. Influence versus selection. International Journal of Communication no. 9, vol. 1, 2015, pp. 1002-1012.
GAMSON, William; MODIGLIANI, Andre. Media discourse and Public Opinion on Nuclear Power. American Journal of Sociology, v.95, n.1, 1989, pp. 38-107.
GASTIL, John. Political Communication and deliberation. London: Sage, 2008.
GERBER, Alan. et alli. Who wants to discuss vote choices with others? Public Opinion Quarterly, Vol. 77, no. 2, 2013, pp. 474-496.
GINGRAS, Anne-Marie. L ‘Impact des communications sur les pratiques polices. Hermés, vol. 3, no. 17-18, 1995, pp. 35-47.
GOMES, W. Opinião pública política hoje: Uma investigação preliminar. In: HOHFELDT, A. et alli. (Orgs.). Práticas Mediáticas e Espaço Público. Porto Alegre: Ed.PUC/RS, 2001.
GOMES, W. e MAIA, Rousiley. Comunicação e Democracia: problemas & perspectivas. São Paulo: Paulus, 2008.
GROSS, Alan. Systematically Distorted Communication: an impediment to social and political change. Informal Logic, v. 30, n. 4, 2010, p. 335-360.
HABERMAS Jürgen. Mudança Estrutural na Esfera Pública. São Paulo: Unesp, 2011.
HABERMAS, Jürgen. O espaço público – 30 anos depois. Caderno de Filosofia e Ciências Humanas do Unicentro Newton Paiva, n. 12. Belo Horizonte, abril 1999. pp. 7-28.
HABERMAS., Jürgen. “Further Reflections on the Public Sphere”. In: CALHOUN, Craig (ed.). Habermas and the Public Sphere,1992, pp.421-461.
HABERMAS, J. The Theory of communicative action: vol.II Lifeworld and system: a critique of functionalism reason. Boston: Beacon Press,1987.
HABERMAS, Jürgen. A Reply to my Critics. In: THOMPSON, John B.; HELD, David (eds.). Habermas: critical debates. Cambridge: MIT Press, 1982, p.219-283.
HABERMAS, Jürgen. On systematically distorted communication, Inquiry v.13, 1970, p.205-218.
HENRIQUES, M. S. Dinâmica dos públicos e da opinião pública na construção da influência: estudo de caso no contexto dos protestos de junho de 2013. In: Anais do XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO: Comunicação e Cidade Espetáculo. Rio de Janeiro: Intercom/UFRJ, 2015. v. 1.
HERBST, Susan. History, Philosophy and Public Opinion Research. Journal of Communication no. 43, Vol. 4, 1993, pp. 140-145.
HERBST, Susan. Public Expression Outside the Mainstream. The Annals of the American Academy of Political and Social Science, v.546, 1996, pp.120-131.
KATZ, Elihu. The Two-Step Flow of Communication: An Up-To-Date Report on an Hypothesis. Public Opinion Quarterly, Primavera1957, Vol. 21, no. 1, p.61-78.
KIERKEGAARD, Søren. Ponto de vista explicativo de minha obra como escritor. Lisboa: Ed. 70, 1995.
LAZARSFELD, P. A opinião pública e a tradição clássica. In: STEINBERG, Charles. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1975.
LIPPMANN, Walter. Opinião Pública. Petrópolis: Vozes, 2009.
LIMA, Fábia. Teorias da comunicação, transferência do conhecimento e implicações na subserviência dos sujeitos nas organizações, Organicom, v.15, n.28, 2018.
LONGHI, Carla Reis. Origens do conceito de opinião pública: um diálogo com Hannah Arendt e Jurgen Habermas. Comunicação e Sociedade, v.28, n.46, p. 44-56, jul. 2006.
MAFRA, R.; MARQUES, Â. Diálogo e organizações: cenas de dissenso e públicos como acontecimento. In: MARQUES, A.; OLIVEIRA, I.(orgs.).Comunicação Organizacional: dimensões epistemológicas e discursivas. Belo Horizonte: Fafich/UFMG, 2015, p. 185-193.
MAIA, Rousiley et alli. Conversação e deliberação sobre questões sensíveis. Galaxia, no. 34, vol. 1, jan-abr., 2017, p. 55-72.
MANSBRIDGE, J. The Long Life of Nancy Fraser’s “Rethinking the Public Sphere”. In: Banu Bargu; Chiara Bottici (eds.). Feminism, Capitalism, and Critique. Palgrave, 2017, p.101-118.
MARQUES, Francisco J. P. et alli. O que significa “opinião pública”? Estudos em Comunicação, no. 25, vol. 1, dez. 2017, pp. 53-78.
MARQUES, Francisco P. L. A. Debates políticos na internet: a perspectiva da conversação civil. Opinião Pública. vol. 12, no 1, Abril/Maio, 2006, p. 164-187.
MARQUES, Rafael B. ALMEIDA, Cristóvão D. Outros caminhos para a opinião pública em relações públicas. XXXVIII INTERCOM. Anais… Rio de Janeiro: 4 a 7 setembro de 2015.
MARTINO, Luis Mauro Sá. Comunicação e Identidade. São Paulo: Paulus, 2010.
MATOS, Heloiza. Opinião pública e conversação cívica. In: Angela Marques; Caio Túlio Costa; Claúdio Novaes Pinto Coelho et al.. (Org.). Esfera pública, redes e jornalismo. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2009, v. 1, p. 107-122.

MATOS, Heloiza. O processo discursivo de formação da opinião pública. In: Mauro Wilton de Sousa; Elizabeth Saad Corrêa. (Org.). Mutações no espaço público contemporâneo. 1ed.São Paulo: Paulus, 2014, v. , p. 137-162.

MATOS, Heloiza. Pesquisas em comunicação pública e política: vertentes teóricas e metodológicas. 1. ed. São Paulo: ECA-USP, 2016.
MENÉNDEZ, Maria Cristina. Política y medios. Buenos Aires: La Crujia, 2009.
MITRA, Ananda. Marginal voices in cyberspace. New Media and Society, v.3, n.1, 2001, pp.29-48.
MORA y ARAUJO, Manuel. El poder de la conversación – Tomo I: La opinión pública. Buenos Aires: La Crujia, 2012.
MUTZ, Diana C.; YOUNG, Lori. Communication and public opinion: plus ça change? Public Opinion Quarterly, Vol. 75, No. 5, 2011, pp. 1018–1044.
MUTZ, Diana; SOSS, Joe. Reading public opinion: the influence of news on perceptions of public sentiment. Public Opinion Quarterly, no. 61, Vol. 3, 1997, pp. 431-452.
NERONE, John. The media and public life: a history. Londres: Polity, 2015.
NIR, Lilach. Motivated reasoning and public opinion perception. Public Opinion Quarterly, Vol. 75, No. 3, Fall 2011, pp. 504–532.
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; LIMA, Fábia Pereira (Orgs.). Propostas conceituais para comunicação no contexto organizacional. 1ed.São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2012.
PAPACHARISSI, Zizi. The virtual sphere. New media and society, Vol. 4, no. 1, 2002, pp. 9-27.
PETERSEN, Michael B.; SLOTHUUS, Rune; TOGEBY, Lise. Political parties and value consistency in public opinion formation. Public Opinion Quarterly, Vol. 74, No. 3, Fall 2010, pp. 530–550.
RIGOTTI, Sebastián. Opinión pública y procesos de identificación. Question, vol. 1, no. 33, 2012, pp. 1-15.
RIUTORT, Philippe. Sociologie de la communication politique. Paris: LaDécouverte, 2007.
SAVIGNY, H. Public Opinion, political communication and the internet, Politics, v.22, n.1, p.1-8, 2002.
SCHÄFER, Mike; TADDICKEN, Monika. Mediatized opinion leaders. International Journal of Communication no. 9, vol. 1, 2015, pp. 960–981.
SCHUDSON, Michael. Por que a conversação não é a alma da democracia? Famecos, n.14, 2001.
SENA, Nilza M. Espaço público, opinião e democracia. Estudos em Comunicação. no. 1, vol. 1, Abril 2007, pp. 270-304.
SILVA, D. R. John Dewey, Walter Lippmann e Robert E. Park: diálogos sobre públicos, opinião pública e a importância da imprensa. Revista Fronteiras (online), v. 18, p. 57-68, 2016.
SIMON, Adam e XENOS, Michael. Media Framing and Effective Public Deliberation. Political Communication, v.17, n.4, 2000, pp.363-376.
SOUZA, Scarlet A. V. D. A função política e a teoria da opinião pública. XIII ABRAPCORP. Anais… São Paulo: Abrapcorp, 6 a 9 de maio de 2019.
SPEIER, Hans. O desenvolvimento histórico da opinião pública. In: STEINBERG, Charles (org.). Meios de Comunicação de Massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p.127-148.
SPEIER, Hans. O desenvolvimento histórico da opinião pública. In: STEINBERG, Charles. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1975.
STEINER, Max. O único e sua propriedade. Lisboa: Antígona, 2011.
STROMER-GALLEY, Jennifer. New voices in the public sphere. The public, v.9, n.2, 2002, pp.23-42.
TARDE, Gabriel. A opinião e as massas. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
TAVARES, Francisco M. M. Em busca da deliberação. Revista Brasileira de Ciência Política, no. 9, vol. 1, setembro - dezembro de 2012, pp. 39-70.
TERRA, Carolina F.; SOUSA, Gisela M. S. F. Opinião pública em tempos de mídias sociais. In: FARIAS, Luiz A.; LEMOS, Else; REBECHI, Claudia N. (Orgs). Opinião pública, comunicação e organizações. São Paulo: Abrapcorp, 2020.
THOMPSON, John B. Escândalo político. Petrópolis: Vozes, 2002.
VALDETTARO, Sandra. Opinión pública y escenários mediares. Anuário de la Faculdad de Ciência Política y Relaciones Internacionales. Rosário: Ed. Universidad de Rosário, 1998, pp. 1-6.
WEBER, Maria Helena. Nas redes de comunicação pública, as disputas possíveis de poder e visibilidade. In: WEBER, M.H.; COELHO, M.P.; LOCATELLI, C.. (Org.). Comunicação Pública e Política -pesquisa e práticas. 1ed.Florianópolis: Editora Insular, 2017, v. 1, p. 23-56.
WESSLER, Hartmut; SCHULTZ, Tanjev. Can the mass media deliberate? In: BUTSCH, Richard. Media and public spheres. New York: Palgrave Macmillan, 2007, p.15-27.
WOJDYNSKI, Bartosz W.; RIFFE, Daniel. What Kind of Media, and When? Public Opinion about Press Coverage of Politicians’ Private Lives. Journal of Mass Media Ethics, no. 26, vol. 1, 2011, pp. 206–223.
YOUNG, Iris. Comunicação e o outro: além da democracia deliberativa. In: J. Souza, Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea, Brasília, Editora da UnB, 2001, pp. 365-386.
YOUNG, Iris. Justice and the politics of difference. Princeton: Princeton University Press, 1990.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

MARTINO, Luis Mauro Sá; MARQUES, Angela Cristina Salgueiro. O conceito de opinião pública na teoria da comunicação: genealogias e modos de abordagem. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 33, p. 62–79, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.170189. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170189.. Acesso em: 23 abr. 2024.