O uso das novas mídias sociais na pesquisa de opinião pública

Autores

  • Leandro Leonardo Batista Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.173726

Palavras-chave:

Opinião pública, Mídias sociais, Métodos de pesquisa, Amostragem

Resumo

Este trabalho discute a relação entre as mídias sociais e os estudos de opinião pública tendo como base uma seletiva revisão da literatura. Apresenta uma série de métodos utilizados internacionalmente para a mensuração da opinião pública pelas mídias sociais em diversas temáticas, discutindo suas vantagens e limitações, bem como as diferentes conclusões que estes métodos permitem. Tomando como foco a unidade de análise e as limitações de inferência populacional destas novas mídias, o trabalho oferece uma oportunidade de discussão acadêmica entre dados coletados via amostras populacionais de indivíduos e amostras populacionais das informações que estão exercendo influência na opinião destes indivíduos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Leonardo Batista, Universidade de São Paulo

    Livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
    Doutor em Comunicação Social pela University of North Carolina.
    Mestre em Propaganda pela University of North Carolina.
    Graduado em Educação Física pela USP.
    Professor RDIDP da ECA-USP e do programa de pós-graduação da USP.

Referências

BATISTA, Leandro Leonardo; PEREZ, Clotilde. Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços. Organicom, São Paulo, v. 13, n. 25, p. 69-78, 2016.

BLANK, Grant; LUTZ, Christoph. Representativeness of social media in Great Britain: investigating Facebook, Linkedin, Twitter, Pinterest, Google+, and Instagram. American Behavioral Scientist, Thousand Oaks, v. 61, n. 7, p. 741-756, 2017.

DUGGAN, Maeve et al. Social media update 2014. Pew Research Center, Washington, DC, v. 19, p. 1-2, 2015.

GONG, Zhaoya et al. Measuring relative opinion from location-based social media: A case study of the 2016 US presidential election. Plos one, Beijing, v. 15, n. 5, e0233660, 2020.

GUIDRY, Jeanine PD; AUSTIN, Lucinda; MEYER, Michele. #Gunviolence on instagram and twitter: examining social media in the wake of the parkland school shooting. Journals of Public Interest Communications, Gainesville, v. 4, n. 1, p. 4-36, 2020.

HARGITTAI, Eszter. Potential biases in big data: omitted voices on social media. Social Science Computer Review, Thousand Oaks, v. 38, n. 1, p. 10-24, 2020.

HARGITTAI, Eszter. Whose space? Differences among users and non-users of social network sites. Journal of Computer-Mediated Communication, Hoboken, v. 13, n. 1, p. 276-297, 2007.

JIANG, Xiaoya et al. Characterizing media content and effects of organ donation on a social media platform: content analysis. Journal of Medical Internet Research, Toronto, v. 21, n. 3, e13058, 2019

LOPEZ-LOPEZ, Paulo Carlos; ONATE, Pablo; ROCHA, Alvaro. Social media mining, debate and feelings: digital public opinion’s reaction in five presidential elections in Latin America. Cluster Computing, New York, p. 1-12, 2020.

MAZER, Joseph P.; THOMPSON, Blair; CHERRY, Jessica; RUSSELL, Mattie; PAYNE, Holly J.; KIRBY, E. Gail; PFOHL, William. Communication in the face of a school crisis: examining the volume and content of social media mentions during active shooter incidents. Computers in Human Behavior, Amsterdam, v. 53, p. 238-248, 2015.

MURPHY, Joe et al. Social media in public opinion research: executive summary of the aapor task force on emerging technologies in public opinion research. Public Opinion Quarterly, Oxford, v. 78, n. 4, p. 788-794, 2014.

NEUBAUM, German; KRÄMER, Nicole C. Monitoring the opinion of the crowd: psychological mechanisms underlying public opinion perceptions on social media. Media Psychology, Abingdon, v. 20, n. 3, p. 502-531, 2017.

NG, Yu Jie; YANG, Janet; VISHWANATH, Arun. To fear or not to fear? Applying the social amplification of risk framework on two environmental health risks in Singapore. Journal of Risk Research, Abingdon, v. 21, n. 12, p. 1487-1501, 2018.

OZAWA, João Vicente Seno e BATISTA, Leandro Leonardo. A análise de redes sociais como uma proposta metodológica para estudos da teoria da agenda-setting. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM MIDIATIZAÇÃO E PROCESSOS SOCIAIS, 3., 2019, São Leopoldo. Anais […]. São Leopoldo: Unisinos, 2019. p. 1-15.

SELTZER, Emily et al. Public sentiment and discourse about Zika virus on Instagram. Public Health, Bethesda, v. 150, p. 170-175, 2017.

TEICHMANN, Lisa et al. Public health communication and engagement on social media during the Covid-19 pandemic. Osf.io, 2020. doi: 10.31219/osf.io/7hypj.

VIEIRA, Aiane de O.; SELEGHIM, Ariane D. Populismo, governabilidade e opinião pública: uma análise da influência das mídias digitais no processo decisório presidencial. Agenda Política, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 163-186, 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

BATISTA, Leandro Leonardo. O uso das novas mídias sociais na pesquisa de opinião pública. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 33, p. 98–106, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.173726. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/173726.. Acesso em: 25 abr. 2024.