A comunicação das organizações diante de públicos, esfera pública e opinião pública: como as plataformas sociais digitais se encaixam nisso?

Autores

  • Elizabeth Saad Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.175986

Palavras-chave:

Opinião pública, Redes sociais, Comunicação organizacional, Digitalização

Resumo

Examinamos, por meio de abordagem conceitual, a caracterização do discurso e das ações de comunicação das organizações diante de uma esfera pública híbrida na qual a opinião pública adquire um status paradoxal de autonomia de expressão estando, simultaneamente, sob o determinismo algorítmico das ambiências para expressão de opinião. Iniciamos a discussão pelo entendimento da esfera pública híbrida constituída por uma miríade de ambiências que abrigam redes de sociabilidade; consideramos os fatores intervenientes que impactam a comunicação das organizações – os discursos mediados por modulações algorítmicas e também por influenciadores; e concluímos com reflexões sobre os relacionamentos com públicos, audiências e a formação de opinião que, a despeito de propósitos claros da organização, são impactados por processos de desinformação. Como suporte conceitual, além de material produzido pela autora, tomamos as referências clássicas de Papacharissi (2002), Boyd e Baym (2012), Livingstone (2015), Caplan e Boyd (2016).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elizabeth Saad, Universidade de São Paulo

    Doutora em Ciências da Comunicação, mestre e graduada em Administração de Empresas. Professora titular sênior da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).
    Docente e orientadora em mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação.
    Coordenadora do grupo de pesquisa COM+.
    Autora de artigos, livros e capítulos de livros nos campos da comunicação e do jornalismo digital.
    Palestrante internacional e membro do review team do periódico Digital Journalism.

Referências

BOWERS, John; ZITTRAIN, Jonathan L. Answering impossible questions: content governance in an age of disinformation. Harvard Kennedy School Misinformation Review, Cambridge, MA, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2020. doi:10.37016/mr-2020-005

BOYD, Danah; BAYM, Nancy K. Socially mediated publicness: an introduction. Journal of Broadcasting & Electronic Media, Abingdon, v. 56, n.:3, p. 320-329, 2012. doi: 10.1080/08838151.2012.705200

CAPLAN, Robyn; BOYD, Danah. Who controls the public sphere in an era of algorithms? Mediation, automation, power. Data and Society, New York, 13 maio 2016. Disponível em: https://datasociety.net/wp-content/uploads/2016/05/MediationAutomationPower_2016.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

HAN, Byung-chul. No enxame: perspectivas do digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

HARARI, Yuval Noah. 21 Lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

KARHAWI, Issaaf Santos. Crises geradas por influenciadores digitais: propostas para prevenção e gestão de crises. In: CONGRESSO BRASILIERO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DE RELAÇÕES PÚBLICAS, 13., 2019, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero, 2019. Disponível em: http://abrapcorp.org.br/site/manager/arq/(cod2_22771)IssaafKarhawi_GT6_Abrapcorp2019.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.

KRAFFT, Peaks; DONOVAN, Joan. Disinformation by design: the use of evidence collages and platform filtering in a media manipulation campaign, Political Communication, Abingdon, v. 37, n. 2, p. 194-214, 2020. doi: 10.1080/10584609.2019.1686094LEE

LEE, Kate Sangwon; WEI, Huaxin. Social media as heterotopia: applying Foucault’s concept to heterotopia to analyze interventions in social media as a networked public. Korean Society of Design Science, Seongnam, v. 33, n. 2, p. 5-17, 2020. doi: 10.15187/adr.2020.05.33.2.5

LIVINGSTONE, Sonia. On the relation between audiences and publics. In: LIVINGSTONE, Sonia (ed.). Audiences and publics: when cultural engagement matters for the public sphere. Bristol: Intellect Books, 2005. p. 17-41. Disponível em: http://eprints.lse.ac.uk/archive/00000437. Acesso em: 23 out. 2020.

LOCK, Irina; LUDOLF, Ramona. Organizational propaganda on the internet: a systematic review. Public Relations Inquiry, Thousand Oaks, v. 9, n. 1, p. 103-127. doi: 10.1177/2046147X19870844

PAPACHARISSI, Zizi. The virtual sphere: the internet as a public sphere. New Media and Society, Thousand Oaks, v. 4, n. 1, p. 9-27, 2002. doi:10.1177/14614440222226244

RODRÍGUEZ-FERNÁNDEZ, Leticia. Disinformation and organizational communication: a study of the impact of fake news. Revista Latina de Comunicación Social, Tenerife, n. 74, p. 1714-1728, 2019. doi: 10.4185/RLCS-2019-1406en

JAHNG, Mi Rosie; LEE Hyun-min; ROCHADIAT; Annisa. Public relations practitioners’ management of fake news: exploring key elements and acts of information authentication. Public Relations Review, Amsterdam, v. 46, n. 2, 2020. doi: 10.1016/j.pubrev.2020.101907

SAAD CORRÊA, Elizabeth. A plataformização das relações sociais: reflexões sobre a ressignificação da atividade comunicativa. In: FARIAS, Luiz Alberto de; LEMOS, Else; REBECHI, Claudia Nociolini (org.). Opinião pública, comunicação e organizações: convergências e perspectivas contemporâneas. São Paulo: Abrapcorp, 2020. p. 152-163.

SAAD CORRÊA, Elizabeth. Centralidade, transversalidade e resiliência: reflexões sobre as três condições da contemporaneidade digital e a epistemologia da Comunicação. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE COMUNICAÇÃO, 14., 2015, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.

SAAD, Elizabeth. Comunicação organizacional e transformação digital: novos cenários, novos olhares. [S. l.: s. n.], [2021?]. No prelo.

SAAD CORRÊA, Elizabeth. Fragmentos da cena cibercultural: a transdisciplinaridade e o “não conceito”. Revista USP, São Paulo, n. 86, p. 6-15, 2010. doi: 10.11606/issn.2316-9036.v0i86p6-15

SAAD CORRÊA, Elizabeth. Nem público, nem privado: o determinismo das práticas de redes sociais na configuração de um ciberespaço híbrido. In: SOUSA, Mauro Wilton de; SAAD CORRÊA, Elizabeth (org.). Mutações no espaço público contemporâneo. São Paulo: Paulus, 2014.

SOUZA, Joyce; AVELINO, Rodolfo; SILVEIRA, Sergio Amadeu da (org.). A sociedade de controle: manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Hedra, 2018.

WIESENBERG, Markus; TENCH, Ralph. Deep strategic mediatization: organizational leaders’ knowledge and usage of social bots in an era of disinformation. International Journal of Information Management, Amsterdam, v. 51, 2020. doi: 10.1016/j.ijinfomgt.2019.102042

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

A comunicação das organizações diante de públicos, esfera pública e opinião pública: como as plataformas sociais digitais se encaixam nisso?. Organicom, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 39–48, 2020. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2020.175986. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/175986.. Acesso em: 28 mar. 2024.