Comunicação, opinião pública e os impactos da revolução digital na era da pós-verdade e fake news

Autores

  • Luiz Alberto de Farias Universidade de São Paulo
  • Ivelise Cardoso Universidade de São Paulo
  • Paulo Roberto Nassar de Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.176133

Palavras-chave:

Pós-verdade, Fake news , Redes sociais , Opinião pública , Desinformação

Resumo

O artigo reflete sobre a propagação da pós-verdade e influência das notícias falsas, disseminadas por algoritmos e redes sociais, e tidas como fonte primária de informação capaz de criar realidades paralelas, incidir sobre tomadas de decisões ou consolidar tendências da sociedade atual. Os meios de comunicação e as autoridades públicas demonstram preocupação com relação à contenção da dissipação do fenômeno pelo mundo, contudo, à frente disto, a tecnologia evolui como aliada das fakes news.

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Biografia do Autor

Luiz Alberto de Farias, Universidade de São Paulo

Livre Docente e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP).
Professor Associado da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).
Professor Titular da Universidade Metodista de São Paulo

Ivelise Cardoso, Universidade de São Paulo

Mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de
São Paulo (ECA/USP).
MBA em Administração pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
Pós-graduada em Comunicação e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de
São Paulo (ESPM/SP).
Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero.

Paulo Roberto Nassar de Oliveira, Universidade de São Paulo

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
Professor titular da ECA-USP.
Doutor e mestre pela ECA-USP.

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Publicado

2021-02-10