Comunicação, opinião pública e os impactos da revolução digital na era da pós-verdade e fake news

Autores

  • Luiz Alberto de Farias Universidade de São Paulo
  • Ivelise Cardoso Universidade de São Paulo
  • Paulo Roberto Nassar de Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.176133

Palavras-chave:

Pós-verdade, Fake news , Redes sociais , Opinião pública , Desinformação

Resumo

O artigo reflete sobre a propagação da pós-verdade e influência das notícias falsas, disseminadas por algoritmos e redes sociais, e tidas como fonte primária de informação capaz de criar realidades paralelas, incidir sobre tomadas de decisões ou consolidar tendências da sociedade atual. Os meios de comunicação e as autoridades públicas demonstram preocupação com relação à contenção da dissipação do fenômeno pelo mundo, contudo, à frente disto, a tecnologia evolui como aliada das fakes news.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Alberto de Farias, Universidade de São Paulo

    Livre Docente e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP).
    Professor Associado da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).
    Professor Titular da Universidade Metodista de São Paulo

  • Ivelise Cardoso, Universidade de São Paulo

    Mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de
    São Paulo (ECA/USP).
    MBA em Administração pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
    Pós-graduada em Comunicação e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de
    São Paulo (ESPM/SP).
    Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero.

  • Paulo Roberto Nassar de Oliveira, Universidade de São Paulo

    Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
    Professor titular da ECA-USP.
    Doutor e mestre pela ECA-USP.

Referências

ADAMI, Elisabetta. The rhetoric of the implicit and the politics of representation in the age of copy-and-paste. Learning, Media and Technology, Abingdon, v. 37, n. 2, p. 131-144, 2012.

ANGELUCI, Alan; SOARES, Silvana; FREITAS, Renata. Phubbing: a comunicação em sala de aula sob a influência dos dispositivos móveis. In: ANGELUCI, Alan et al. (org.). Arte e narrativas emergentes. Aveiro: Ria Editorial, 2019. p. 313-333.

APPERLEY, Thomas; PARIKKA, Jussi. Platform studies’ epistemic threshold. Games and Culture, Thousand Oaks, v. 13, n. 4, p. 349-369, 2018.

BALDESSAR, Maria José; ZANDOMÊNICO, Regina. As redes sociais como propulsoras do nowism: implicações no jornalismo e na comunicação institucional. In: BUSARELLO, Raul Inácio; ULBRICH, Vania. (org.). Práticas e geração de conhecimento frente às novas mídias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p. 95-108.

BRAUCHER, D. Fake news: why we fall for it. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/contemporary-psychoanalysis-in-action/201612/fake-news-why-we-fall-it. Acesso em: 2 nov. 2018.

CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

CLARK, Lynn Schofield; MARCHI, Regina. Young people and the future of news. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

CURRAN, James; FENTON, Natalie; FREEDMAN, Des. Misunderstanding the internet. Abingdon: Routledge, 2012.

DANAHER, John et al. Algorithmic governance: developing a research agenda through the power of collective intelligence. Big Data & Society. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2053951717726554. Acesso em: 02 nov. 2018.

DILLET, Benoît. What is Poststructuralism?. Political Studies Review, Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1478929917712931. Acesso em: 28 jan. 2019

FLORIDI, Luciano. Is semantic information meaningful data?. Philosophy and Phenomenological Research, Providence, v. 70, n. 2, 2005. Disponível em: http://uhra.herts.ac.uk/bitstream/handle/2299/1825/901828.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 mar. 2019.

GROSSMAN, Lev. You – yes, you – are TIME’s person of the year. Time Magazine, Hanover, 2006. Disponível em: http://content.time.com/time/magazine/article/0,9171,1570810,00.html. Acesso em: 19 set. 2018.

HASAN, Haya; SALAH, Khaled. Combating deepfake videos using blockchain and smart contracts. IEEE Acess, New York, v. 7, p. 41596-41606, 2019.

HERMAN, Edward. Fake news on Russia and other oficial enemies. Monthly Review-an Independent Socialist Magazine, New York, v. 69, p. 98-111, 2017

JENKINS, Henry. Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21st century. Cambridge, MA: The MIT Press, 2006.

KOUTRA, Danai; BENNETT, Paul; HORVITZ, Eric. Events and controversies: influences of a shocking news event on information seeking, International World Wide Web Conferences Steering Committee, Florence, n. 11, p. 614-624, 2014.

LEMANN, Nicholas. Solving the problem of fake news. 2016. The New Yorker. Disponível em: http://www.newyorker.com/news/news-desk/solving-theproblem-of-fake-news. Acesso em: 12 dez. 2018.

LEWANDOWSKY, Stephan; ECKER, Ullrich K. H.; COOK, John. Beyond misinformation: understanding and coping with the “post-truth” era. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, v. 6, n. 4, p. 353-369, 2017.

MARLET, Ramon; BATISTA, Leandro L. Recepção transmidiática: um olhar inicial sobre storytelling e memória narrativa a partir da série Star Wars. In: BUSARELLO, Raul Inácio. Práticas e geração de conhecimento frente às novas mídias. Editora: Pimenta Cultura, 2014. p. 59-76.

MITCHEM, Matthew. Video social: complex parasitical media. In: LOVINK, Geert; NIEDERER, Sabine (org.). Video Vortex Reader: responses to YouTube. Amsterdam: Institute of Network Cultures, 2008. p. 273-282.

MOBASHER, Bamshad; COOLEY, Robert; SRIVASTAVA, Jaideep. Automatic personalization based on web usage mining. Communications of the ACM, New York, v. 43, n. 8, p. 142-151, 2000. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=345169. Acesso em: 20 nov. 2019.

NAISH, John. Warning: brain overload. The Times: London, 2009.

NICOLAOU, Anna.; GILES, Chris. Public trust in media at all time low, research shows. Financial Times. Disponível em: https://www.ft.com/content/fa332f58-d9bf-11e6-944b-e7eb37a6aa8e. Acesso em: 10 set. 2018.

NIKOLOV, Dimitar et al. Measuring online social bubbles. Peer J Computer Science, London, v. 1, n. 38, p. 1-14, 2015.

O’NEIL, Cathy. How can we stop algorithms telling lies?. The Guardian. 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2017/jul/16/how-can-we-stop-algorithms -telling-lies. Acesso em: 2 fev. 2019.

PACCAGNELLA, Luciano. Post-truth: hoaxes, misinformation, trust and reputation in the network society. International Journal Of E-politics, Hershey, v. 9, n. 2, p. 1-13, 2018.

PANGRAZI, Luci. What’s new about ‘fake news’? Critical digital literacies in an era of fake news, post-truth and clickbait. Revista Páginas de Educación, Montevideo, v. 11, n. 1, p. 6-22, 2018.

PARISIER, Eli. The filter buble: what the internet is hiding from you. Old Saybrook: Tantor Audio, 2011.

PAUNER CHUVI, Cristina. Fake news and freedom of expression and information: the control of information contents on the network. Madri, v. 41, p. 297-318, 2018.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009

SANTAELLA, Lucia. A Pós-verdade é verdadeira ou falsa? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2018.

SILVERMAN, Craig et al. Hyperpartisan Facebook pages are publishing false and misleading information at an alarming rate. Buzzfeed News. 2016. Disponível em: https://www.buzzfeed.com/craigsilverman/partisan-fb-pages-analysis?utm_term=.an8 2QeMMJe#.wb8jdLOOqL. Acesso em: 29 nov. 2018.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.

TAMBUSCIO, Marcella et al. Fact-checking effect on viral hoaxes: a model of misinformation spread in social networks. Proceedings of the 24th international conference on World Wide Web, New York, p. 977-982, 2015.

TOFFLER, Alvin. O choque do futuro. 2. ed. São Paulo: Record, 1973.

VINER, Katharine. How technology disrupted the truth. The Guardian. 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/media/2016/jul/12/how-technology-disrupted-the-truth. Acesso em: 1 mar. 2019.

ZIMDARS, Melissa. My “fake news list” went viral. but made-up stories are only part of the problem. The Washington Post. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/posteverything/wp/2016/11/18/my-fake-news-list-w ent-viral-butmade-up-stories-are-only-part-of-the-problem/. Acesso em: 10 out. 2018.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

FARIAS, Luiz Alberto de; CARDOSO, Ivelise; OLIVEIRA, Paulo Roberto Nassar de. Comunicação, opinião pública e os impactos da revolução digital na era da pós-verdade e fake news. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 34, p. 71–81, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.176133. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/176133.. Acesso em: 23 abr. 2024.