Lives to live: influência, conteúdo efêmero e comunicação digital na pandemia da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.178341

Palavras-chave:

Influência, Conteúdo efêmero , Comunicação digital, Coronavírus

Resumo

Este artigo discute o papel e a atuação de influenciadores digitais, celebridades e artistas com seus públicos de interesse por meio de narrativas voláteis denominadas lives durante a crise do coronavírus, em 2020. Com uma metodologia de pesquisa bibliográfica de teóricos do campo da comunicação organizacional e digital, buscamos compreender de que modo a comunicação assume o protagonismo para garantir a sobrevivência e a manutenção de relacionamentos entre esses atores digitais e suas audiências nas ambiências da rede.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Frazon Terra, Faculdade Cásper Líbero

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professora na graduação e no mestrado da Faculdade Cásper Líbero e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ECA-USP. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, influência e visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais (InfluCom), na Faculdade Cásper Líbero. Integrante do Grupo de Pesquisa Com+ (USP).

  • João Francisco Raposo, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Integrante do Grupo de Pesquisa Com+ (USP).

Referências

BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom, São Paulo, v. 6, n. 10-11, p. 115-120, 2009. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

CORNELLA, Alfons. Cómo darse de baja y evitar la infoxicación en Internet. Extra!-Net. Revista de Infonomía, [s. l.], v. 187, 1996.

CORRÊA, Elizabeth S. (org.). Caminhos da comunicação: tendências e reflexões sobre o digital. São Paulo: Appris, 2020.

CORRÊA, Elizabeth, S. Centralidade, transversalidade e resiliência: reflexões sobre as três condições da contemporaneidade digital e a epistemologia da comunicação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM, 14., 2015, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 2015. p. 1-15.

COULDRY, Nick; HEPP, Andreas. The mediated construction of reality. Cambridge: Polity Press, 2016.

CURI, Rodrigo P. Sete tipos de live vídeos para testar na sua estratégia digital e aumentar ainda mais o engajamento. Rock Content, [s. l.] 1 abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3thntkX. Acesso em: 22 abr. 2021.

DAVID Guetta faz live para ajudar instituições no combate ao novo coronavírus. F5, São Paulo, 16 abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3acxU2d. Acesso em: 19 abr. 2021.

DREYER, Bianca M. Relações públicas na contemporaneidade: contexto, modelos e estratégias. São Paulo: Summus, 2017.

DREYER, Bianca M. Relações públicas na gestão das estratégias de comunicação organizacional na sociedade digitalizada: um estudo de caso da Nestlé Brasil S/A. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

FAUSTO NETO, Antônio. Fragmentos de uma analítica da midiatização. MATRIZes, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 89-105, 2008. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p89-105.

GRANJA, Bia. Pesquisa | Influencers Market 2016. Youpix, São Paulo, 28 set. 2016. Disponível em: https://bit.ly/39QAKcY. Acesso em: 16 out. 2020.

HALLAGE, Mariana L. Estratégias de marcas em contextos voláteis: sobre narrativas em snaps e stories. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E CONSUMO, 8., 2018, São Paulo. Anais […]. São Paulo: ESPM, 2018. p. 1-15.

HJARVARD, Stig. The mediatization of culture and society. London: Routledge, 2013.

IVETE Sangalo vai ser primeira atração de ‘Em Casa’, programa de lives da Globo e do Globoplay. G1, Rio de Janeiro, 16 abr. 2020. Disponível em: http://glo.bo/3MJL0SW. Acesso em: 20 abr. 2021.

KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Communicar&, São Paulo, v. 17, p. 44-61, 2017.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional integrada na perspectiva estratégica. In: FÉLIX, Joana d’Arc B. (org.). Comunicação estratégica: a visão de renomados autores em cinco países. Brasília, DF: Rede Integrada, 2020. p. 85-104.

MACHADO, Jones; BARICHELLO, Eugênia. Comunicação de crise em mídias sociais: um estudo do Twitter, do Facebook e do blog corporativo da Petrobrás. Organicom, São Paulo, v. 12, n. 22, p. 187-197, 2017. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139277.

MONTEIRO, Thaís. Boas práticas para uma live, segundo as redes sociais. Meio & Mensagem, São Paulo, 14 abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/39PQ5KT. Acesso em: 19 set. 2020.

PAPA Francisco realiza missa de Páscoa em Basílica de São Pedro vazia. Exame, São Paulo, 14 abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3LIHR4u. Acesso em: 19 abr. 2021.

ROBERTO Carlos: show é neste domingo (19) com transmissão no Globoplay e no ‘Domingão’; veja detalhes. G1, Rio de Janeiro, 19 abr. 2020. Disponível em: http://glo.bo/3LFRm4D. Acesso em: 19 abr. 2021.

ROCHA, Camilo. Como as lives se tornaram centrais para os artistas da música. Nexo, São Paulo, 9 abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3x4P6Ph. Acesso em: 17 out. 2020.

SACCHITIELLO, Bárbara. Globo adere às lives e anuncia exibição do “Together at Home”. Meio & Mensagem, São Paulo, 14 abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3LHqOzR. Acesso em: 17 abr. 2021.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

TERRA, Carolina F. Relações públicas digitais como alternativa aos algoritmos das plataformas de mídias sociais. Organicom, São Paulo, v. 16, n. 30, p. 27-42, 2019. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.159884.

TERRA, Carolina F.; CORRÊA, Elizabeth S.; RAPOSO, João F. Comunicação organizacional em tempos de algoritmos e hiperconexão digital. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 28., 2019, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: PUCRS, 2019.

TERRA, Carolina F.; MIAN, Mariella B. Memes, imediatismo e comunicação organizacional: a interação das marcas em tempo real. In: CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM, 15., 2017. Anais […]. Lisboa: Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, 2017. p. 3876-3896.

TERRA, Carolina F.; SOUSA, Gisela S. Opinião Pública em tempos de mídias sociais: midiatização, comunicação desintermediada e memes. In: LEMOS, Else; REBECHI, Claudia N.; FARIAS, Luiz A. (org.). Opinião pública, comunicação e organizações: convergências e perspectivas contemporâneas. São Paulo: ABRAPCoRP, 2020. p. 164-177.

YOUPIX. Lessons learned: think like a creator. São Paulo: Youpix, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3PLLxWm. Acesso em: 26 maio 2020.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

TERRA, Carolina Frazon; RAPOSO, João Francisco. Lives to live: influência, conteúdo efêmero e comunicação digital na pandemia da covid-19. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 38, p. 202–212, 2022. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.178341. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/178341.. Acesso em: 21 jul. 2024.