Estratégias comunicacionais de redução e direcionamento da visibilidade nas mídias sociais: práticas discursivas e sociotécnicas

Autores

  • Diego Wander Silva Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185112

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Estratégias, Mídias sociais, Redução da visibilidade, Direcionamento da visibilidade

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as estratégias de redução e direcionamento da visibilidade nas mídias sociais, evidenciando condutas que atendam a esses desejos divulgadas em estudos científicos publicados entre 2019 e 2021. Tais alternativas se caracterizam pelo alto grau de profissionalização e por responderem apenas aos interesses organizacionais. Recorremos à Teoria Fundamentada em Dados para selecionar pesquisas aderentes. Como resultados, destacamos o avanço de bots sociais e a incipiência de investigações dedicadas a desvelar níveis de envolvimento das organizações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego Wander Silva, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Professor na Escola de Comunicação, Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos-PUCRS). Professor substituto na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico-UFRGS). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS.

Referências

ALTAMINI, Nawaf Abdelhay. Who controls the arab public sphere in the era of new media, the new revolutionists or the deep state? Journal of Content, Community & Communication, Madhya Pradesh, v. 12, ano 6, p. 312-323, 2020.

BALDISSERA, Rudimar. Comunicação e significação e significação na construção da imagem-conceito. Fronteiras, São Leopoldo, v. 10, n. 3, p. 193-200, 2008. DOI: https://doi.org/10.4013/5397.

BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional e gestão de marca: redes de organizações por articulação conceitual. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 23., 2014, Belém. Anais […]. Belém: Compós, 2014. Disponível em: http://compos.org.br/encontro2014/anais. Acesso em: 28 abr. 2021.

BALDISSERA, Rudimar; VINHOLA, Bruno. Midiatização e comunicação organizacional: aproximações tentativas. Animus, Santa Maria, v. 19, n. 39, p. 22-39, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/2175497739595.

BULGACOV, Sergio; MARCHIORI, Marlene. Estratégia como prática: a construção de uma realidade social em processos de interação organizacional. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. p. 149-166.

COOPER, Tony; STAVROS, Constantino; DOBELE, Angela R. Domains of influence: exploring negative sentiment in social media. Journal of Product and Brand Management, v. 28, n. 5, p. 684-699, 2019.

EINWILLER, Sabine; STEILEN, Sarah. Handling complaints on social network sites – an analysis of complaints and complaint responses on Facebook and Twitter pages of large US companies. Public Relations Review, v. 41, n. 2, p. 195-204, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2014.11.012.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

LASTA, Elisangela. Estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade na comunicação organizacional em rede. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais […]. Curitiba: Universidade Positivo, 2017. Disponível em https://professor.ufrgs.br/elisangela-lasta/files/r12-2846-1.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.

LITTLEJOHN, Stephen W. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

LIU, Xia. A big data approach to examining social bots on Twitter. Journal of Services Marketing, v. 33, n. 4, p. 369-379, 2019. DOI: https://doi.org/10.1108/JSM-02-2018-0049.

MENNIE, Phill. Social media risk and governance: managing enterprise risk. Philadelphia: Kogan Page, 2015.

ROSS, Björn et al. Are social bots a real threat? An agent-based model of the spiral of silence to analyse the impact of manipulative actors in social networks. European Journal of Information Systems, v. 28, n. 4, p. 394-412, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/0960085X.2018.1560920.

SILVA, Daniel Reis. Organizações privadas e lógicas indiretas de influência sobre a opinião pública: problemática e desafios para pesquisa. In: FARIAS, Luiz Alberto; LEMOS, Else; REBECHI, Cláudia Nociolini (org.). Opinião pública, comunicação e organizações: convergências e perspectivas contemporâneas. São Paulo: Abrapcorp, 2020. p. 32-50.

SILVA, Diego Wander da. Comunicação organizacional e as estratégias de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade nas mídias sociais. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

SILVA, Diego Wander da; BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional e as estratégias de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade nas mídias sociais. Organicom, São Paulo, v. 16, n. 31, p. 16-26, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.163239.

TUTEN, Tracy; PEROTTI, Victor. Lies, brands and social media. Qualitative Marketing Research, v. 22, n. 1, p. 5-13, 2019. DOI: https://doi-org.ez94.periodicos.capes.gov.br/10.1108/QMR-02-2017-0063.

VAŠÍČKOVÁ, Veronica. Crisis management process: a literature review and a conceptual integration. Acta Oeconomica Pragensia, Praga, v. 27, p. 61-77, 2019. DOI: https://doi.org/10.18267/j.aop.628.

WOLFSWINKEL, Joost F.; FURTMUELLER, Elfi; WILDEROM, Celeste P. M. Using grounded theory as a method for rigorously reviewing literature. European Journal of Information Systems, Londres, v. 22, p. 45-55, 2013. DOI: https://doi.org/10.1057/ejis.2011.51.

Downloads

Publicado

2021-09-21

Como Citar

Estratégias comunicacionais de redução e direcionamento da visibilidade nas mídias sociais: práticas discursivas e sociotécnicas. Organicom, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 115–128, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185112. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185112.. Acesso em: 29 mar. 2024.