Comunicação organizacional: árvore de derivação enunciativa com inspiração foucaultiana

Autores

  • Isaura Mourão Generoso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Rudimar Baldissera Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185706

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Saber-prática discursiva, Análise arqueológica, Verdades conceituais, Metodologia

Resumo

Este artigo apresenta procedimentos e achados de pesquisa que investigou a conformação do saber-prática discursiva da comunicação organizacional, realizada com inspiração na análise arqueológica foucaultiana. Para tanto, a pesquisa utilizou como corpus 669 artigos publicados no período de 2008 a 2018 em três revistas científicas e em anais de dois importantes congressos da área, evidenciando a prevalência da matriz gestionária na constituição do saber-prática discursiva da comunicação organizacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isaura Mourão Generoso, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  Mestre em Comunicação e Interações Mediáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP) da UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicaçãono Contexto Organizacional: aspectos teórico-conceituais (Dialorg) da PUC-Minas.

  • Rudimar Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).• Mestre em Ciências da Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).• Professor do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.• Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS.• Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP), registrado no CNPq.• Bolsista de produtividade do CNPq.

Referências

BALDISSERA, Rudimar. A teoria da complexidade e novas perspectivas para os estudos de comunicação organizacional. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009. v. 1, p. 133-164.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012a.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos, volume IV: estratégia, poder-saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012b.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 25. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2012c.

FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

GAULEJAC, Vincent de. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. 3. ed. São Paulo: Ideias & Letras, 2007.

MOURÃO, Isaura Generoso. A construção do saber-prática discursiva da comunicação organizacional. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. Evolução e perspectivas do campo acadêmico da comunicação organizacional e das Relações Públicas. In: CASTRO, Daniel; MARQUES DE MELO, José; CASTRO, Cosette (org.). Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil. Brasília: Ipea, 2010. p. 181-192.

Downloads

Publicado

2021-09-21

Como Citar

GENEROSO, Isaura Mourão; BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional: árvore de derivação enunciativa com inspiração foucaultiana. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 36, p. 52–64, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185706. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185706.. Acesso em: 23 abr. 2024.