Compreendendo o discurso organizacional: características, materialidades e materializações

Autores

  • Magno Vieira da Silva Secretaria do Tesouro Nacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185771

Palavras-chave:

Discurso, Discurso organizacional, Comunicação organizacional

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre a natureza do discurso organizacional. Reconhecendo que o discurso é constituidor e organizador da realidade, apresenta-se uma compreensão de discurso organizacional e a forma como ele é traduzido em/por meio de diversas materialidades e materializações. Para ilustrar como esse discurso se manifesta, são analisadas produções discursivas e comunicacionais das organizações Johnson & Johnson, Secretaria do Tesouro Nacional, Microsoft e Rede Extra, empregando-se, em termos metodológicos, a análise do discurso de orientação francesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Magno Vieira da Silva, Secretaria do Tesouro Nacional

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de
    São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Chefe do Núcleo de Comunicação Interna da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional: uma reflexão possível a partir do paradigma da complexidade. In: OLIVEIRA, Ivone Lourdes de; SOARES, Ana Thereza Nogueira (org.). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Paulo: Difusão, 2008. p. 149-177.

BALSA, Javier. Pontos de diálogo entre a teoria da hegemonia de Ernesto Laclau e os estudos de linguagem. In: SILVA, Gustavo Teixeira da; COELHO, Gabriel Bandeira; COSTA, Éverton Garcia; FREITAS, Felipe Corral de (org.). Pós-estruturalismo e teoria do discurso: a obra de Ernesto Laclau a partir de abordagens empíricas e teóricas. Curitiba: CRV, 2017. p. 139-158.

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: Edufscar, 2009.

CUNHA, Kátia Silva. A teoria do discurso como abordagem teórica e metodológica no campo das políticas públicas em educação. Estudos Políticos, Rio de Janeiro, n. 7, p. 257-276, 2013. DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v4i8.38813.

FERREIRA, Fabio Alves. Para entender a teoria do discurso de Ernesto Laclau. Espaço Acadêmico, Maringá, v. 11, n. 127, p. 12-18, 2011.

HOWARTH, David. Discourse. Philadelphia: Open University Press, 2000.

HUNT, Elle. Tay, Microsoft’s AI chatbot, gets a crash course in racism from Twitter. The Guardian, London, 24 mar. 2016. Disponível em: https://www.theguardian.com/technology/2016/mar/24/tay-microsofts-ai-chatbot-gets-a-crash-course-in-racism-from-twitter. Acesso em: 25 ago. 2021.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015a.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Pós-marxismo sem pedido de desculpas. In: LOPES, Alice Casimiro; MENDONÇA, Daniel de (org.). A teoria do discurso de Ernesto Laclau: ensaios críticos e entrevistas. São Paulo: Annablume, 2015b. p. 35-72.

LACLAU, Ernesto. Posfácio. In: MENDONÇA, Daniel de; RODRIGUES, Léo Peixoto (org.). Pós-estruturalismo e teoria do discurso: em torno de Ernesto Laclau. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 189-191.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.

MÜLLER, Leonardo. Tay: Twitter conseguiu corromper a IA da Microsoft em menos de 24 horas. Tecmundo, São Paulo, 24 mar. 2016. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/inteligencia-artificial/102782-tay-twitter-conseguiu-corromper-ia-microsoft-24-horas.htm. Acesso em: 25 ago. 2021.

NOSSO credo. Janssen, Beerse, 7 maio 2019. Disponível em: https://www.janssen.com/pt/about/our-credo. Acesso em: 25 ago. 2021.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.

OUR credo. Johnson & Johnson, New Brunswick, 2021. Disponível em: https://www.jnj.com/credo/. Acesso em: 25 ago. 2021.

SILVA, Magno Vieira da. Desafios da comunicação interna frente à identidade das organizações: as contribuições da teoria do discurso de Ernesto Laclau. In: MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes (org.). Comunicação organizacional: dimensões epistemológicas e discursivas. Belo Horizonte: UFMG, 2015. p. 174-184.

SILVA, Magno Vieira da. Discurso organizacional: aportes conceituais. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

TESOURO Direto tem maior volume de vendas líquidas da história. Ministério da Economia: Tesouro Nacional, Brasília, DF, 24 jul. 2015. Disponível em: https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/noticias/tesouro-direto-tem-maior-volume-de-vendas-liquidas-da-historia. Acesso em: 25 ago. 2021.

SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: 34, 2017.

Downloads

Publicado

2021-09-21

Como Citar

SILVA, Magno Vieira da. Compreendendo o discurso organizacional: características, materialidades e materializações. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 36, p. 15–27, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.185771. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/185771.. Acesso em: 25 abr. 2024.