Conceitos fundamentais na formação profissional de especialistas em comunicação organizacional em algumas universidades do México

Autores

  • Eva María Pérez Castrejón Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla
  • Cristina Barroso Camiade Universidad Anáhuac

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.187723

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Especialista em comunicação organizacional, Organização, Empregadores

Resumo

Dia após dia, as tendências da comunicação organizacional evoluem e se ajustam às demandas da globalização, impactando, naturalmente, o ensino da disciplina e as organizações públicas e privadas. Portanto, este artigo tem como objetivo definir os conceitos fundamentais na formação profissional de especialistas em comunicação organizacional por meio de uma metodologia qualitativa e de entrevistas em profundidade com líderes de programas acadêmicos e empregadores, a fim de entender as demandas do mercado e a forma como as universidades as atendem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eva María Pérez Castrejón, Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla

    Doctora en Comunicación Aplicada por la Universidad Anáhuac México. Profesora de la Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP).

  • Cristina Barroso Camiade, Universidad Anáhuac

    Doctora en Comunicación Aplicada por la Universidad Anáhuac México. Profesora de la Universidad Anáhuac México.

Referências

ALONSO, Maria del Carmen T.; BECERRA, José Alberto. Surgimiento y desarrollo de la comunicación organizacional y su relación con otras ciencias. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, Málaga, n. 13, 2011.

COLLADO, Carlos Fernández. La comunicación en las organizaciones. Ciudad de México: Trillas, 1994.

CORELLA, Maria Antonieta Rebeil; TOLEDO, Jorge Alberto Hidalgo; MORENO, Mariana M. Gestión de la comunicación integrada en las organizaciones: competencias básicas para la formación del gestor. In: DUARTE, Gustavo Adolfo (coord.). Estudios de la comunicación: estrategias metodológicas y competencias profesionales en comunicación. Ciudad de México: Pearson Educación, 2011. p. 51-82.

NOSNIK, Abraham. Teoría de la comunicación productiva: exploraciones más allá de la retroalimentación. Santa Fe: Homo Sapiens, 2013.

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Conceitos fundamentais na formação profissional de especialistas em comunicação organizacional em algumas universidades do México. Organicom, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 140–152, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.187723. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/187723.. Acesso em: 28 mar. 2024.