Conceitos fundamentais na formação profissional de especialistas em comunicação organizacional em algumas universidades do México
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.187723Palavras-chave:
Comunicação organizacional, Especialista em comunicação organizacional, Organização, EmpregadoresResumo
Dia após dia, as tendências da comunicação organizacional evoluem e se ajustam às demandas da globalização, impactando, naturalmente, o ensino da disciplina e as organizações públicas e privadas. Portanto, este artigo tem como objetivo definir os conceitos fundamentais na formação profissional de especialistas em comunicação organizacional por meio de uma metodologia qualitativa e de entrevistas em profundidade com líderes de programas acadêmicos e empregadores, a fim de entender as demandas do mercado e a forma como as universidades as atendem.
Downloads
Referências
ALONSO, Maria del Carmen T.; BECERRA, José Alberto. Surgimiento y desarrollo de la comunicación organizacional y su relación con otras ciencias. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, Málaga, n. 13, 2011.
COLLADO, Carlos Fernández. La comunicación en las organizaciones. Ciudad de México: Trillas, 1994.
CORELLA, Maria Antonieta Rebeil; TOLEDO, Jorge Alberto Hidalgo; MORENO, Mariana M. Gestión de la comunicación integrada en las organizaciones: competencias básicas para la formación del gestor. In: DUARTE, Gustavo Adolfo (coord.). Estudios de la comunicación: estrategias metodológicas y competencias profesionales en comunicación. Ciudad de México: Pearson Educación, 2011. p. 51-82.
NOSNIK, Abraham. Teoría de la comunicación productiva: exploraciones más allá de la retroalimentación. Santa Fe: Homo Sapiens, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eva María Pérez Castrejón, Cristina Barroso Camiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.