Entre os interesses empresarial e público: impactos da comunicação organizacional diante da desinformação

Autores

  • Renata Calonego Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Mariana Carareto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.188021

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Desinformação, covid-19, Interesse público, Interesse empresarial

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar iniciativas empresariais de combate à covid-19 diante da problemática da desinformação, para refletir sobre o impacto público da comunicação organizacional. A partir de uma fundamentação teórica para contextualizar o debate, realizamos a análise crítica do discurso das estratégias comunicacionais iniciais do movimento Unidos pela Vacina. Os resultados sugerem questões sobre o limite entre os interesses empresarial e público em ações de impacto social das empresas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Calonego, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestra em Comunicação Midiática pela Unesp. Graduada em Relações Públicas pela Unesp.

  • Mariana Carareto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp.  Mestra em Comunicação Midiática pela Unesp. Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

  • Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp. Doutora em Educação Escolar pela Unesp. Mestra em Comunicação Midiática pela Unesp.

Referências

BALDISSERA, Rudimar; STOCKER, Pâmela. Comunicação organizacional e ethos discursivo: estratégias para falar de si nos anúncios dos bancos. In: MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. Comunicação organizacional: dimensões epistemológicas e discursivas. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, 2015. p. 146-162.

CARARETO, Mariana; ANDRELO, Roseane; RUÃO, Teresa. O impacto da comunicação organizacional na sociedade: reflexões iniciais a partir da percepção de gestores em agências de comunicação. In: CONGRESSO ABRAPCORP, 14., 2020, Bauru. Anais […]. Bauru: Unesp, 2020. p. 1-12.

CARDOSO, Thais. Desinformação sobre vacina da covid-19 aumenta com o início da imunização. Jornal da USP, São Paulo, 23 fev. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3AwwMOz. Acesso em: 10 jun. 2021.

DEETZ, Stanley. Comunicação organizacional: fundamentos e desafios. In: MARCHIORI, Marlene (org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. p. 83-102.

DUNKER, Christian. Subjetividade em tempos de pós-verdade. In: DUNKER, Christian; TEZZA, Cristóvão; FUKS, Julián; TIBURI, Marcia; SAFATLE, Vladimir. Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Dublinense, 2017. p. 9-41.

EDELMAN. Relatório especial: confiança nas marcas e pandemia de coronavírus. [S. l.], 2020. Disponível em: https://bit.ly/3n6dCKx. Acesso em: 10 jun. 2021.

EDELMAN. Trust Barometer: Global Report. [S. l.], 2021. Disponível em: https://bit.ly/3DSjazb. Acesso em: 10 jun. 2021.

EDWARDS, Lee. Comunicação, poder organizacional e democracia. In: MAINIERI, Tiago; MARQUES, Ângela (org.). Comunicação e poder organizacional: enfrentamentos discursivos, políticos e estratégicos. Goiânia: UFG, 2018. p. 23-48.

FERREIRA, J. R. S.; LIMA, P. R. S.; SOUZA, E. D de. Desinformação, infodemia e caos social: impactos negativos das fake news no cenário da covid-19. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 30-53, 2021. doi: https://doi.org/10.19132/1808-5245271.30-53.

GARCIA, Marc Amorós. Fake news: La verdad de las noticias falsas. Barcelona: Plataforma, 2018.

IHLEN, Øyvind; VERHOEVEN, Piet. Organization-society relationship. In: SCOTT, Craig R.; LEWIS, Laurie; BARKER, James R.; KEYTON, Joann; KUHN, Timothy; TURNER, Paaige K. The International Encyclopedia of Organizational Communication. Chichester: John Wiley&Sons, 2017. p. 1759.

IHLEN, Øyvind; VAN RULER, Betteke. Introduction: Applying social theory to public relations. In: IHLEN, Øyvind; VAN RULER, Betteke; FREDRIKSSON, Magnus (org.). Public relations and social theory: key figures and concepts. New York: Routledge, 2009. p. 1-20.

KOSCHMANN, Matt. What is organizational communication? University of Colorado Boulder, Boulder, 2012.

MUMBY, Dennis K.; STOHL, Cynthia. Disciplining organizational communication studies. Management Communication Quarterly, London, v. 10, n. 1, p. 50-72, 1996. doi: https://doi.org/10.1177/0893318996010001004.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida de. Interações na contemporaneidade e mudanças paradigmáticas: organização, comunicação e estratégias. Revista Académica del Foro Iberoamericano sobre Estrategias de Comunicación, Buenos Aires, v. 5, n. 14, p. 31-51, 2010.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 2. ed. Campinas: Pontes, 2000.

PINTO, Pâmela Araujo; BRASILEIRO, Felipe Sá; ANTUNES, Maria João L.; ALMEIDA, Ana Margarida P. Covid-19 no Instagram: práticas de comunicação estratégica das autoridades de saúde durante a pandemia. Comunicação Pública, Lisboa, v. 15, n. 29, 2020. doi: https://doi.org/10.4000/cp.11288.

POZOBON, Rejane de Oliveira; KEGLER, Bruno. Fake news, pós-verdade e os limites (ou desafios) da opinião pública na sociedade da plataforma. Organicom, São Paulo, v. 18, n. 34, p. 48-57, 2020. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.170515.

PUTNAM, Linda L.; MUMBY, Dennis K. Introduction: advancing theory and research in organizational communication. In: PUTNAM, Linda L.; MUMBY, Dennis K. (ed.). The SAGE Handbook of Organizational Communication. 3. ed. Thousand Oaks: Sage, 2014. p. 1-18.

SANTOS, Marli dos; CAPRINO, Mônica Pegurer. Covid-19 e desinformação: ações de fact checking e educação midiática. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 21, n. 47, p. 39-62, 2020.

VAN DIJK, Teun. A. Discurso, notícia e ideologia: estudos na análise crítica do discurso. Famalicão: Campo das Letras, 2005.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Strasbourg: Council Europe, 2017.

ZOLLER, Heather M. Power and resistance in organizational communication. In: PUTNAM, Linda L.; MUMBY, Dennis K. (ed.). The SAGE Handbook of Organizational Communication. 3. ed. Thousand Oaks: Sage, 2014. p. 595-618.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

CALONEGO, Renata; CARARETO, Mariana; ANDRELO, Roseane. Entre os interesses empresarial e público: impactos da comunicação organizacional diante da desinformação. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 37, p. 72–83, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.188021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/188021.. Acesso em: 18 abr. 2024.