O papel organizacional de clubes de futebol brasileiros e os conceitos de organização e instituição
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.190352Palavras-chave:
Futebol, Clubes, Indústria do esporte, Instituições, OrganizaçõesResumo
Os clubes de futebol, além de serem entidades responsáveis pela gestão da equipe, são também espaços de socialização, de criação de memórias, ritos e manifestações profundas de torcedores. No Brasil, no entanto, ainda não há consenso sobre o papel organizacional desempenhado por tais entidades. Desta maneira, o objetivo deste artigo é, a partir de reflexões teóricas pautadas nos conceitos de organização e instituição, apontar caminhos para uma possível taxonomia organizacional de tais entidades dentro da indústria do esporte.
Downloads
Referências
ANTUNES, F.M.RF. Futebol de fábrica em São Paulo. Dissertação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1992.
BASTOS, F. DA C.; MAZZEI, L. C. Organizações Esportivas no Brasil: Conceitos e (des) Entendimentos - proposta de modelo teórico unificado para o Brasil. Revista de Gestão e Negócios do Esporte, v. 5, n. 2, p. 55–81, 2020.
BERNARDES, C. Teoria geral da administração: a análise integrada das organizações. São Paulo: Atlas, 1993.
CHANLAT, J. F. O indivíduo nas organizações: dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, v.2, 1993.
ECA. ECA Club Management Guide. Nyon: ECA, 2015.
ETZIONI, A. Organizações Modernas. São Paulo: Livraria Pioneira, 1967.
GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008.
GREENWOOD, R.; HININGS, C.R.; WHETTEN, D. Rethinking Institutions and Organizations. Journal of Management Studies, 51:7, 2014.
HORTON, P. B.; HUNT, C. L. Sociologia. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1980.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.
MORGAN, G. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 1996.
MARSDEN, R.; TOWNLEY, B. Introdução: a coruja da minerva: reflexões sobre a teoria na prática. In: CLEGG, S.; HARDY, C.; NORD, W.R. (Orgs.). Handbook de estudos organizacionais: reflexões e novas direções. São Paulo: Atlas, p. 31-56, 2001.
PEREIRA, L. A. de M. Footballmania – uma história social do futebol no Rio de Janeiro, 1902-1938. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
PEREIRA, M. J. B. Mudanças nas instituições. São Paulo: Nobel, 1988.
ROCCO JÚNIOR, A. J. O Consumidor do Esporte: da distinção social à imersão digital. Tese. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2019.
SANTOS NETO, J. M. dos. Visão do jogo – primórdios do futebol no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
SROUR, R. H. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
SELZNICK, P. A liderança na administração: uma interpretação sociológica. Rio de Janeiro: FGV, 1971.
VEAL, A.; DARCY, S. Research methods in Sport Studies and Sport Management: a practical guide. London; New York: Routledge, 2014.
VERGARA, S. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara, Keynayanna Késsia C. Fortaleza, Ary José Rocco Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.