Serviço compartilhado e criação de valor: Airbnb e o sistema de review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.194121

Palavras-chave:

Consumo colaborativo, Criação e percepção de valor , Confiança, Serviços compartilhados

Resumo

Analisou-se percepção de valor pelo consumidor de serviços compartilhados e criação de eventuais valores pelo fornecedor. Usou-se métodos mistos para identificar estímulos, preferências e necessidades do consumidor, observando-se a percepção de valor do usuário quanto ao serviço oferecido pela Airbnb. Percebeu-se valor por meio de cinco fatores: conveniência/facilidade; segurança/confiança; atendimento; preço; questão socioambiental. A criação de valor da Airbnb está alicerçada nos perfis, comentários, atendimento personalizado, agilidade, atenção e disponibilidade na prestação de serviços e informações.

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Biografia do Autor

  • José Rubens de Campos, Universidade Anhembi Morumbi

    Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor na Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

  • Alexandre Luzzi Las Casas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestre em Administração pela PUC-SP. Professor titular e coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUC-SP.

  • Almir Martins Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Federal de São Paulo

    Doutor em Comunicação Social pela Umesp. Mestre em Administração pela Umesp. Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

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Publicado

2022-11-18

Como Citar

CAMPOS, José Rubens de; CASAS, Alexandre Luzzi Las; VIEIRA, Almir Martins; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos. Serviço compartilhado e criação de valor: Airbnb e o sistema de review. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 38, p. 187–201, 2022. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.194121. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/194121.. Acesso em: 27 abr. 2024.