Categorias emergentes de comunicação para gestão da inovação em grandes empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.195861

Palavras-chave:

Inovação, Communicação, Framework Analysis, Gestão, Inovação Aberta

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre as práticas de gestão da inovação aberta em grandes empresas, com especial atenção a processos comunicacionais, por meio de uma abordagem qualitativa, com corpus constituído a partir de entrevistas semiestruturadas e analisado com a técnica de framework analysis. Foram identificadas cinco categorias emergentes de comunicação, que oferecem elementos iniciais para uma futura agenda de pesquisa que permita refinar a contribuição da gestão da comunicação organizacional aos processos inovativos.

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Biografia do Autor

  • Fabio Botelho Josgrilberg, Universidade Metodista de São Paulo

    Professor titular, Cátedra Unesco de Comunicação, Pós-graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, membro associado do Laboratório Beta (Universidade de Strasbourg/ Universidade de Lorraine). 

  • Luciana Hashiba, Fundação Getúlio Vargas

    Vice-coordenadora do Centro de Inovação da Fundação Getúlio Vargas, Coordenação Adjunta - Pesquisa para Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

  • Renata Juliotti, Universidade Metodista de São Paulo

    Doutoranda na Universidade Metodista de São Paulo.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

JOSGRILBERG, Fabio Botelho; HASHIBA, Luciana; JULIOTTI, Renata. Categorias emergentes de comunicação para gestão da inovação em grandes empresas. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 39, p. 146–159, 2022. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.195861. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/195861.. Acesso em: 25 abr. 2024.

Dados de financiamento