Categorias emergentes de comunicação para gestão da inovação em grandes empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.195861

Palavras-chave:

Inovação, Communicação, Framework Analysis, Gestão, Inovação Aberta

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre as práticas de gestão da inovação aberta em grandes empresas, com especial atenção a processos comunicacionais, por meio de uma abordagem qualitativa, com corpus constituído a partir de entrevistas semiestruturadas e analisado com a técnica de framework analysis. Foram identificadas cinco categorias emergentes de comunicação, que oferecem elementos iniciais para uma futura agenda de pesquisa que permita refinar a contribuição da gestão da comunicação organizacional aos processos inovativos.

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Biografia do Autor

Fabio Botelho Josgrilberg, Universidade Metodista de São Paulo

Professor titular, Cátedra Unesco de Comunicação, Pós-graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo, membro associado do Laboratório Beta (Universidade de Strasbourg/ Universidade de Lorraine). 

Luciana Hashiba, Fundação Getúlio Vargas

Vice-coordenadora do Centro de Inovação da Fundação Getúlio Vargas, Coordenação Adjunta - Pesquisa para Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

Renata Juliotti, Universidade Metodista de São Paulo

Doutoranda na Universidade Metodista de São Paulo.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

JOSGRILBERG, F. B.; HASHIBA, L.; JULIOTTI, R. Categorias emergentes de comunicação para gestão da inovação em grandes empresas. Organicom, [S. l.], v. 19, n. 39, p. 146-159, 2022. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.195861. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/195861. Acesso em: 29 mar. 2023.

Dados de financiamento