Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.201222Palavras-chave:
Educação, Desenvolvimento sustentável, Organizações de representação setorial, Gerenciamento de educação, Objetivo de desenvolvimento sustentávelResumo
Esta pesquisa apresenta como o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac contribui para o atingimento das metas do Objetivo
de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas, observação participante e análise documental. Entre os resultados, identificou-se uma quarta abordagem que se soma às indicadas por Ruiz-Mallén e Heras (2020), a gestão ativo-transformadora da educação, e se evidenciou que parcerias interatores são medidas relevantes para promover o alcance do ODS 4.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BOEREN, Ellen. Understanding Sustainable Development Goal (SDG) 4 on “quality education” from micro, meso and macro perspectives. International Review of Education, New York, v. 65, p. 277-294, 2019. doi: https://doi.org/10.1007/s11159-019-09772-7.
BRAENDLE, Udo; RAHDARI, Amir Hossein; DEHKORDI, Hassan Farajzadeh. Promoting responsible business practices: a case of chambers of commerce. Revista Internacional de Organizaciones, Tarragona, n. 16, p. 41-58, 2016.
BROCKMANN, Erich N.; LACHO, Kenneth J. Benefits of chamber of commerce membership: large vs. small population centers. The Entrepreneurial Executive, Arden, v. 20, p. 31-38, 2015.
CHANKSELIANI, Maia; QORABOYEV, Ikboljon; GIMRANOVA, Dilbar. Higher education contributing to local, national, and global development: new empirical and conceptual insights. Higher Education, New York, v. 81, p. 109-127, 2021. doi: https://doi.org/10.1007/s10734-020-00565-8.
FLEACĂ, Eelena; FLEACĂ, Bogdan; MAIDUC, Sanda. Aligning strategy with Sustainable Development Goals (SDGs): process scoping diagram for entrepreneurial higher education institutions (HEIs). Sustainability, Basel, v. 10, n. 4, p. 1-17, 2018. doi: https://doi.org/10.3390/su10041032.
KAAG, Mayke. Linking-In through education? Exploring the educational question in Africa from the perspective of flows and (dis) connections. Sustainability, Basel, v. 10, n. 2, p. 1-9, 2018. doi: https://doi.org/10.3390/su10020496.
MAENNIG, Wolfgang; ÖLSCHLÄGER, Michaela; SCHMIDT-TRENZ, Hans-Jörg. Organisations and regional innovative capability: the case of the chambers of commerce and industry in Germany. Environment and Planning C: government and policy, n. 33, n. 4, p. 811-827, 2015. doi: https://doi.org/10.1068/c12201b.
MCCOWAN, Tristan. Universities and the post-2015 development agenda: an analytical framework. Higher Education, New York, v. 72, p. 505-523, 2016. doi: https://doi.org/10.1007/s10734-016-0035-7.
MOLTHAN-HILL, Petra et al. Reducing carbon emissions in business through Responsible Management Education: influence at the micro-, meso- and macro-levels. The International Journal of Management Education, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2020. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2019.100328.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivo de desenvolvimento sustentável 4: educação de qualidade. Brasília, DF: ONU Brasil, c2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 14 out. 2022.
OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Em Foco, v. 9, n. 1, e748, 2019. doi: https://doi.org/10.18264/ eadf.v9i1.748.
PNUD. Acompanhando a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: subsídios iniciais do Sistema das Nações Unidas no Brasil sobre a identificação de indicadores nacionais referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, DF: PNUD, 2015. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/library/ods/acompanhando-a-agenda-2030. html. Acesso em: 22 ago. 2020.
PURCELL, Wendy Maria; HENRIKSEN, Heather; SPENGLER, John D. Universities as the engine of transformational sustainability toward delivering the sustainable development goals: “living labs” for sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, Bingley, v. 20, n. 8, p. 1343-1357, 2019. doi: http://doi.org/10.1108/IJSHE-02-2019-0103. RUIZ-
MALLÉN, Isabel; HERAS, María. What sustainability? Higher education institutions’ pathways to reach the Agenda 2030 goals. Sustainability, Basel, v. 12, n. 4, p. 1-18, 2020. doi: https://doi.org/10.3390/su12041290.
SUNTHONKANOKPONG, Wisuit; MURPHY, Elizabeth. Quality, equity, inclusion and lifelong learning in pre-service teacher education. Journal of Teacher Education for Sustainability, Warsaw, v. 21 n. 2, p. 91-104, 2019. doi: https://doi.org/10.2478/jtes- 2019-0019.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vicente Reis Medeiros, Thiago Severo Gonçalves, Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.