Das margens ao centro das decisões para a inclusão e a equidade racial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.208502Palavras-chave:
Discriminação, Desigualdade, Ativismo racial, Ação social, Racismo EstruturalResumo
A superação das diferenças sociais relacionadas a classe, gênero, cor e etnia é um desafio para gerações de pessoas brasileiras. Em uma sociedade fundada na desigualdade e no racismo estrutural, os efeitos sistêmicos são persistentes e se manifestam em condições precárias de vida e acesso desigual às oportunidades, sobretudo para pessoas negras. Neste depoimento, conto minha trajetória pessoal, profissional e minha atuação no movimento negro, alertando para a necessidade de criar estratégias eficientes para empresas e organizações sociais.
Downloads
Referências
Marcha das Mulheres Negras. Marcha contra o racismo, a violência e pelo bem viver: documento analítico e declaração. Brasília, DF: [s. n.], 2015. Disponível em: http://fopir.org.br/wp-content/uploads/2017/01/Carta-das-Mulheres-Negras-2015.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/25844-desigualdades-sociais- por-cor-ou-raca.html?=&t=sobre. Acesso em: 7 jan. 2023.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Retrato das desigualdades de gênero e raça. Brasília, DF: IPEA, 2015. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/retrato/apresentacao.html. Acesso em: 15 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Selma Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.