Para “ver” o que faz a prefeitura: comunicação pública no Instagram da prefeitura de Florianópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.210955

Palavras-chave:

Redes Sociais, Comunicação Pública, Prefeitura, Instagram

Resumo

Este artigo analisa de que forma a prefeitura de Florianópolis utiliza o Instagram como ferramenta de comunicação pública. Para isso, realizou-se análise de conteúdo de 66 posts publicados entre janeiro e julho de 2022. Os resultados apontam que o tom das postagens é majoritariamente informativo e os tipos mais recorrentes de postagens são de serviços e orientações – o que demonstra a preocupação da prefeitura com uma comunicação pública normativa. Entre os temas, destacam-se saúde, cultura e turismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Naiza Comel, Universidade Federal do Paraná

    Naiza Comel é doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Extensão CNPq. Publicações: COMEL, N.; MARQUES, F. P. J. Transparência online e comunicação pública no âmbito municipal. E- Compós, 2022; 2) MARQUES, F. P. J.; FERRACIOLI, P.; COMEL, N.; KNIESS, A. B. Who is who in fact-checked conspiracy theories? Journalism, 2023.

  • Júlia Frank de Moura, Universidade Federal do Paraná

    Júlia Frank de Moura é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina. Publicações: 1) MASSUCHIN, M.G.; ORSO, M.; FRANK DE MOURA, J.; MUHLBEIER SALEH, D. LIXO!, ESQUERDISTA!, CANALHA!, #FAKENEWS, MAS NEM TANTO. BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH, 2022; 2) MOURA, J. F. O Brasil a partir do Movimento Brasil Livre: imagens de uma comunidade imaginada. COMUNICOLOGIA, 2018.

Referências

COMEL, Naiza; BRODBECK, Pedro; QUADROS, Claudia. A Prefeitura de Florianópolis no Facebook: A comunicação pública das redes sociais. Compolítica, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 51-80, 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4 ed. São Paulo: Edições 70, 2010.

BARROS, Najara Lima.; MIOLA, Edna. Comunicação pública de estado nas redes sociais: uma análise do perfil do governo de Sergipe no Twitter. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA, 6., Rio de Janeiro, 2015. Anais […]. Rio de Janeiro: Compolítica, 2015.

BAUER, Martin. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008.

BENNET, LANCE; LIVINGSTON, Steven. The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European Journal of Communication, Londres, v. 33, n. 2, p. 122-139, 2018.

BERTOT, John Carlo.; JAEGER, Paul.; HANSEN, Derek. The impact of polices on government social media usage: Issues, challenges, and recommendations. Government information quarterly, Londres, v. 29, n. 1, p. 30-40, 2012. doi: https://doi.org/10.1016/j.giq.2011.04.004.

BONSÓN, Enrique. et al. Local e-government 2.0: Social media and corporate transparency in municipalities. Government information quarterly, Londres, v. 29, n. 2, p. 123-132, 2012. doi: https://doi.org/10.1016/j.giq.2011.10.001.

BONSÓN, Enrique.; ROYO, Sonia.; RATKAI, Melinda. Facebook practices in Western European municipalities: An empirical analysis of activity and citizens’ engagement. Administration & Society, Nova Iorque, v. 49, n. 3, p. 320-347, 2017. doi: https://doi.org/10.1177/0095399714544945.

CALDAS, Joana. Gean Loureiro deixa prefeitura de Florianópolis e vice assume cargo. G1, Florianópolis, 31 mar. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/eleicoes/2022/noticia/2022/03/31/gean-loureiro-deixa-prefeitura-de-florianopolis-e-vice-assume-cargo.ghtml. Acesso em: 20 abr. 2023.

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no setor público brasileiro – TIC Governo Eletrônico 2017. Cetic.br, São Paulo, 2017. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/governo-eletronico/analises. Acesso em: 2 ago. 2022.

CONNOLLY, Jennifer. et al. Communicating to the Public in the Era of Conspiracy Theory. Public Integrity, Abingdon, v. 21, n. 5, p. 1-8, 2019. doi: https://doi.org/10.1080/10999922.2019.1603045.

DALTRO, Emmanuelle Fonseca Marinho et al. A presença e a audiência das prefeituras municipais brasileiras no Instagram: construindo uma agenda de pesquisa. In: Seminários em Administração, 20., [s.l.], 2017. Anais […]. São Paulo: FEA/USP, 2017.

DEPAULA, Nic.; DINCELLI, Ersin.; HARRISON, Teresa. Toward a typology of government social media communication: democratic goals, symbolic acts and self-presentation. Government information quarterly, Londres, v. 35, n. 1, p. 98-108, 2018. doi: https://doi.org/10.1016/j.giq.2017.10.003.

DUARTE, Jorge. Instrumentos de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge. (org.). Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 59-71.

GRABER, Doris. The power of communication: managing information in public organizations. Washington, DC: CQ press, 2003.

HARO-DE-ROSARIO, Arturo.; SÁEZ-MARTÍN, Alejandro.; CABA-PÉREZ, María. Using social media to enhance citizen engagement with local government: Twitter or Facebook? New media & Society, Londres, v. 20, n. 1, p. 29-49, 2018. doi: https://doi.org/10.1177/1461444816645652.

HASWANI, Mariângela Furlan. Local: a casa do cidadão. In: HASWANI, M. F. (org). Comunicação governamental: o local como foco de análise. São Paulo: ECA/USP, 2014. p. 9-10.

HENRIQUES, Márcio Simeone; SANT’ANA, Lidiane Ferreira. A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade. Organicom, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 92-102, 2015. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139270.

JAMBEIRO, Othon et al. Poder local e transparência: os municípios brasileiros e a Lei de Acesso à Informação. Salvador: EDUFBA, 2020.

JARAMILLO LÓPEZ, Juan Camilo. Advocacy: uma estratégia de comunicação pública. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling. (org.). Comunicação pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul: Difusão, 2011. p. 61-80.

KLENK, Lenise Aubrift. Além das capivaras: análise da oferta de conteúdo na página da Prefeitura de Curitiba no Facebook. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

KLENK, Lenise.; PRUDENCIO, Kelly. A comunicação das Prefs: considerações preliminares sobre o alcance do Facebook como ferramenta de democracia digital. In: SILVA, Silvaldo Pereira ; BRAGATTO, Rachel Callai; SAMPAIO, Rafael Cardoso. (org). Democracia digital, comunicação política e redes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Folio Digital, 2016. p. 313-341.

KNIESS, Andressa Butture; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Como o agente fiscalizador utiliza a comunicação online? A ideia de transparência pública nas redes sociais da Controladoria-Geral da União. Opinião Pública, Campinas, v. 27, n. 1, p. 90-126, 2021.

KUNSCH, Margarida Krohling. Comunicação pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas In: MATOS, H. (org). Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, 2013. p. 3-13.

MARTINO, Luís.; ALEIXO, Tayra. Usos do entretenimento como estratégia de visibilidade política na página da prefeitura de Curitiba no Facebook. Rumores, São Paulo, v. 10, n. 20, p. 68-89, 2016.

MERGEL, Ines. A framework for interpreting social media interactions in the public sector. Government information quarterly, Londres, v. 30, n. 4, p. 327-334, 2013.

MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Por uma definição de comunicação pública: tipologias e experiências brasileiras. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA, 7., Rio de Janeiro, 2017. Anais […]. Rio de Janeiro: Compolítica, 2017.

OLIVEIRA, Nathalia Bettoni; MENDES, Conrado Moreira. Facebook e Comunicação Organizacional: uma Análise do Modelo de Comunicação da Prefeitura de Curitiba. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 20., Uberlândia, 2015. Anais […]. Uberlândia: Intercom, 2015.

PECORARO, Caroline. Comunicação, Internet e Transparência: o Facebook das prefeituras de Rio de Janeiro e São Paulo. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM COMUNICAÇÃO E POLÍTICA, 8., Brasília, 2019. Anais […]. Rio de Janeiro: Compolítica, 2019.

PORUMBESCU, Gregory. Linking Transparency to Trust in Government and Voice. American Review of Public Administration, Los Angeles, v. 47, n. 5, p. 520-537, 2017. doi: https://doi.org/10.1177/0275074015607301.

PRESTAÇÃO de serviços online por organizações públicas dá salto durante a pandemia, mostra 5ª edição da TIC Governo Eletrônico.Cetic.br, São Paulo, 26 jul. 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/noticia/prestacao-de-servicos-online-por-organizacoes-publicas-da-salto-durante-a-pandemia-mostra-5-edicao-da-tic-governo-eletronico/. Acesso em: 2 ago. 2022.

VOLPATO, Bruno. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2023. Resultados Digitais, Florianópolis. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/‌marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em: 12 jun. 2023.

WEBER, Maria Helena.; LOCATELLI, Carlos. Realidade e limites da pesquisa empírica em comunicação pública. MATRIZes, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 135-153, 2022. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i1p141-159.

Downloads

Publicado

2023-10-25

Como Citar

COMEL, Naiza; MOURA, Júlia Frank de. Para “ver” o que faz a prefeitura: comunicação pública no Instagram da prefeitura de Florianópolis. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 42, p. 159–172, 2023. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.210955. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/210955.. Acesso em: 8 maio. 2024.