Cultura organizacional e comunicação como antídotos para crises institucionais

Autores

  • Wilson da Costa Bueno Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.214813

Palavras-chave:

Cultura organizacional, Clima organizacional, Comunicação corporativa, Comunicação organizacional

Resumo

As mudanças dramáticas e constantes no contexto econômico e sociocultural que caracteriza a sociedade moderna exigem das organizações a adoção de processos e mecanismos que lhes permitam, ao mesmo tempo, atender às demandas e expectativas dos públicos estratégicos e garantir a sua sustentabilidade. Nesse sentido, é fundamental a implementação de uma nova cultura organizacional, fundada em pressupostos básicos, como a sustentabilidade, a inclusão social, a diversidade corporativa, a acessibilidade e a adoção de um sistema competente de governança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wilson da Costa Bueno, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Referências

FARIAS, Erika. Alertas globais chamam a atenção para o papel do trabalho na saúde mental. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 14 abr. 2023. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/alertas-globais-chamam-a-atencao-para-o-papel-do-trabalho-na-saude-mental. Acesso em: 1 ago. 2023.

FREITAS, Maria Ester de. Cultura organizacional: formação, tipologias e impacto. São Paulo: Makron Books, 1991.

ICM – Institute for Crisis Management. ICM – Annual Crisis Report 2022. ICM, Indiana, 2022. Disponível em: https://crisisconsultant.com/icm-annual-crisis-report/. Acesso em 28 jul. 2023.

LI, Charlene. Liderança aberta: como as mídias sociais transformam o modo de liderarmos. São Paulo: Évora, 2011.

MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Paulo: Difusão, 2006.

MARCHIORI, Marlene; BULGACOV, Sergio. O ser e a comunicação dos saberes. In: Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Paulo: Difusão, 2010.

MARCHIORI, Marlene; BULGACOV, Sergio. Cultura e comunicação: perspectivas metateóricas. In: MARCHIORI, Marlene (org.) Perspectivas metateóricas da cultura e da comunicação. São Paulo: Difusão, 2013.

SANTAELLA, Lúcia. A relevância das comunidades virtuais na cultura organizacional. In: Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Paulo: Difusão, 2010.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

BUENO, Wilson da Costa. Cultura organizacional e comunicação como antídotos para crises institucionais. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 43, p. 128–134, 2023. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.214813. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/214813.. Acesso em: 24 jul. 2024.