Inteligência artificial e ameaça reputacional

Autores

  • Marianna Abdo Gonçalves Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220397

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Comunicação organizacional, Gestão de crises, Reputação

Resumo

O uso de Inteligência Artificial para criação e distorção de imagens e vozes já é uma realidade, e atinge também as organizações. Associada à rápida propagação oferecida pela digitalização da comunicação, essa realidade ameaça narrativas e discursos institucionais, gerando crises de imagem. Assim, o objetivo desta reflexão é discutir a necessidade de prever essas novas ameaças nos processos de gestão reputacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marianna Abdo Gonçalves, Faculdade Cásper Líbero

    • Especialista em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero

    • Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo

    • Gestora de Comunicação Institucional no Grupo Ultra

Referências

ABERJE – Núcleo de Pesquisas. Tendências da Comunicação Organizacional 2023. São Paulo: Aberje, 2023. Disponível em: https://bit.ly/49FMsR5. Acesso em: 9 dez. 2023.

GALVÃO denuncia montagem de sua voz com IA em vídeo sobre disputa na CBF: ‘Pessoas sem caráter’. Estadão, 5 dez. 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/esportes/futebol/galvao-bueno-montagem-cbf-ednaldo-rodrigues-npres/. Acesso em: 9 dez. 2023.

GAVIOLI, Allan. Inteligência artificial imita voz de CEO em roubo de US$ 243 mil. InfoMoney, 04 set. 2019. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/negocios/inteligencia-artificial-imita-voz-de-ceo-em-roubo-de-us-243-mil/. Acesso em: 1 fev. 2024.

PESQUISA MSL: brasileiros são mais preocupados para o uso da Inteligência Artificial na comunicação. Rede Aberje, 5 dez. 2018. Disponível em: https://www.aberje.com.br/pesquisa-msl-brasileiros-sao-mais-preocupados-para-o-uso-da-inteligencia-artificial-na-comunicacao/. Acesso em: 9 dez. 2023.

SAAD, Elizabeth. Comunicação organizacional contemporânea: o paradigma da digitalização. PAULUS, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 17-27, 2023. doi: https://doi.org/10.31657/rcp.v6i12.631

TERRA, Carolina Frazon; RAPOSO, João Francisco. Relações Públicas e Comunicação orientadas aos dados: realidade ou necessidade contemporânea? Revista Interfaces da Comunicação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2023. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v1i1p1-14

Downloads

Publicado

2024-05-27

Como Citar

GONÇALVES, Marianna Abdo. Inteligência artificial e ameaça reputacional. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 44, p. 180–185, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220397. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/220397.. Acesso em: 25 jul. 2024.