CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS DOSSIÊ 37 - Ouvindo Nosso Entorno Latinoamericano: Comunicação nas e das organizações em tempos turbulentos
O ambiente global e mais especificamente o ambiente latinoamericano têm se caracterizado nos últimos tempos por uma crise de confiança institucional e corporativa que nos convida a perguntar: Como a gestão estratégica da comunicação contribui para a construção de relações de confiança nos países latinoamericanos? Os profissionais de comunicação estão preparados para assumir a responsabilidade pela construção de credibilidade e posicionamento institucional coerente e duradouro nas organizações (KUNSCH, 2004)?
Outro aspecto que se destaca no contexto é a crescente importância dos casos de ética corporativa versus corrupção. Isso nos leva a questionar a coerência entre ser e fazer negócios e a ética na gestão da comunicação. Portanto, é necessário refletir sobre a ética do profissional da comunicação e a ética das organizações. Morin (2008) afirma que o ato ético é um ato de ordem superior à realidade objetiva. Nesse caso, a corrupção como realidade em muitos países tornou-se superior à ética para algumas organizações? Como os profissionais de comunicação se relacionam com essas dicotomias?
Abaixo incluímos algumas das preocupações que motivam este apelo à comunicação, embora não se limite a estas, e em torno das quais o convidamos a apresentar os seus artigos.
A crise de confiança institucional e corporativa que atinge a região diante da responsabilidade social implementada por muitas organizações. Como a gestão estratégica da comunicação contribui para a construção de relações de confiança nos países latino-americanos? O que isso nos diz em termos de ética na gestão da comunicação nestes tempos difíceis? Como os profissionais de comunicação se posicionam diante dos desafios de ser e fazer negócios hoje?
A ecologia da mídia e o consumo atual da mídia representam desafios significativos para a confiança, o fenômeno das fake news, por exemplo, requer monitoramento e verificação constantes. A gestão da comunicação em e de organizações públicas e privadas é auditada, de acordo com a situação social, política e econômica na região? Além disso, nesse panorama existem cidadãos atuantes em torno de demandas sociais que exigem transparência corporativa e institucional? Como esses movimentos sociais promovem a comunicação? Qual a capacidade de influência social dos profissionais de comunicação nos cenários de poder político e econômico e que tipo de influência eles exercem?
Sobre Organicom
É uma revista quadrimestral que reúne artigos, depoimentos, resenhas, entrevistas e pesquisas de especialistas que buscam enriquecer as discussões nas áreas de Relações Públicas (RP) e Comunicação Organizacional (CO). A cada edição, a revista publica um dossiê temático. As publicações são, em geral, resultados de pesquisas acadêmicas apresentadas em uma linguagem acessível à sociedade.
Processo de avaliação
As propostas de artigos seguirão um processo de revisão por pares. Os textos são avaliados segundo critérios de qualidade, metodologia e adequação aos objetivos e padrões estabelecidos nas normas de publicação da revista. Organicom requer duas opiniões favoráveis para qualificar o texto para publicação. Os avaliadores serão nomeados de acordo com a linha de pesquisa e a temática desenvolvida pelo autor. Todos os autores receberão informações detalhadas sobre o processo de avaliação de seu texto, que poderá ser aceito, aceito com exceções (alterações ou acréscimos) ou rejeitado.
Regras de publicação
Para esta edição especial, serão recebidos artigos inéditos e / ou resultados de pesquisas.
Extensão: Máximo de 5.000 palavras, incluindo referências bibliográficas.
Citação: Cada artigo deve incluir citações de pelo menos 3 publicações latinoamericanas, ou seja, revistas, livros, memórias ou capítulos de livros; que devem vir de diferentes países.
Estrutura mínima exigida:
- Título: máximo 15 palavras;
- Resumo: máximo de 80 palavras; mais cinco palavras-chave;
- Introdução;
- Referencial teórico;
- Metodologia;
- Resultados;
- Discussão e conclusões;
- Referências.
Idiomas: Os textos serão recebidos em português, espanhol, inglês e francês.
Para mais informações sobre as regras de publicação:
https://www.revistas.usp.br/organicom/about/submissions
Datas importantes
Atividade
Data
Data máxima para submissão de artigos
30/06
Resposta do Comitê Editorial
02/08
Entrega da versão corrigida pelos (as) autores (as)
30/08
Entrega de alterações extraordinárias (se requeridas)
10/09
Data de publicação do Dossiê
Dezembro 2021
As propostas devem ser enviadas para: https://www.revistas.usp.br/organicom/login
Referências:
GARCIA CANCLINI, N. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.
MORIN, E. O método 6: ética. 3.ed. Porto Alegre: Sulina; 2008. 222p.
KUNSCH. M. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.