CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS DOSSIÊ 37 - Ouvindo Nosso Entorno Latinoamericano: Comunicação nas e das organizações em tempos turbulentos

2021-05-21

O ambiente global e mais especificamente o ambiente latinoamericano têm se caracterizado nos últimos tempos por uma crise de confiança institucional e corporativa que nos convida a perguntar: Como a gestão estratégica da comunicação contribui para a construção de relações de confiança nos países latinoamericanos? Os profissionais de comunicação estão preparados para assumir a responsabilidade pela construção de credibilidade e posicionamento institucional coerente e duradouro nas organizações (KUNSCH, 2004)?

Outro aspecto que se destaca no contexto é a crescente importância dos casos de ética corporativa versus corrupção. Isso nos leva a questionar a coerência entre ser e fazer negócios e a ética na gestão da comunicação. Portanto, é necessário refletir sobre a ética do profissional da comunicação e a ética das organizações. Morin (2008) afirma que o ato ético é um ato de ordem superior à realidade objetiva. Nesse caso, a corrupção como realidade em muitos países tornou-se superior à ética para algumas organizações? Como os profissionais de comunicação se relacionam com essas dicotomias?

Abaixo incluímos algumas das preocupações que motivam este apelo à comunicação, embora não se limite a estas, e em torno das quais o convidamos a apresentar os seus artigos.

A crise de confiança institucional e corporativa que atinge a região diante da responsabilidade social implementada por muitas organizações. Como a gestão estratégica da comunicação contribui para a construção de relações de confiança nos países latino-americanos? O que isso nos diz em termos de ética na gestão da comunicação nestes tempos difíceis? Como os profissionais de comunicação se posicionam diante dos desafios de ser e fazer negócios hoje?

A ecologia da mídia e o consumo atual da mídia representam desafios significativos para a confiança, o fenômeno das fake news, por exemplo, requer monitoramento e verificação constantes. A gestão da comunicação em e de organizações públicas e privadas é auditada, de acordo com a situação social, política e econômica na região? Além disso, nesse panorama existem cidadãos atuantes em torno de demandas sociais que exigem transparência corporativa e institucional? Como esses movimentos sociais promovem a comunicação? Qual a capacidade de influência social dos profissionais de comunicação nos cenários de poder político e econômico e que tipo de influência eles exercem?

Sobre Organicom

É uma revista quadrimestral que reúne artigos, depoimentos, resenhas, entrevistas e pesquisas de especialistas que buscam enriquecer as discussões nas áreas de Relações Públicas (RP) e Comunicação Organizacional (CO). A cada edição, a revista publica um dossiê temático. As publicações são, em geral, resultados de pesquisas acadêmicas apresentadas em uma linguagem acessível à sociedade.

Processo de avaliação

As propostas de artigos seguirão um processo de revisão por pares. Os textos são avaliados segundo critérios de qualidade, metodologia e adequação aos objetivos e padrões estabelecidos nas normas de publicação da revista. Organicom requer duas opiniões favoráveis ​​para qualificar o texto para publicação. Os avaliadores serão nomeados de acordo com a linha de pesquisa e a temática desenvolvida pelo autor. Todos os autores receberão informações detalhadas sobre o processo de avaliação de seu texto, que poderá ser aceito, aceito com exceções (alterações ou acréscimos) ou rejeitado.

Regras de publicação

Para esta edição especial, serão recebidos artigos inéditos e / ou resultados de pesquisas.

Extensão: Máximo de 5.000 palavras, incluindo referências bibliográficas.

Citação: Cada artigo deve incluir citações de pelo menos 3 publicações latinoamericanas, ou seja, revistas, livros, memórias ou capítulos de livros; que devem vir de diferentes países.

 

Estrutura mínima exigida:

  • Título: máximo 15 palavras;
  • Resumo: máximo de 80 palavras; mais cinco palavras-chave;
  • Introdução;
  • Referencial teórico;
  • Metodologia;
  • Resultados;
  • Discussão e conclusões;
  • Referências.

Idiomas: Os textos serão recebidos em português, espanhol, inglês e francês.

Para mais informações sobre as regras de publicação:

https://www.revistas.usp.br/organicom/about/submissions

 

Datas importantes

Atividade

Data

Data máxima para submissão de artigos

30/06

Resposta do Comitê Editorial

02/08

Entrega da versão corrigida pelos (as) autores (as)

30/08

Entrega de alterações extraordinárias (se requeridas)

10/09

Data de publicação do Dossiê

Dezembro 2021

 

As propostas devem ser enviadas para: https://www.revistas.usp.br/organicom/login

 

Referências:

GARCIA CANCLINI, N. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.

MORIN, E. O método 6: ética. 3.ed. Porto Alegre: Sulina; 2008. 222p.

KUNSCH. M. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.