Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”

Autores

  • Ary José Rocco Júnior Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Pedro Lucas Leite Parolini Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139328

Palavras-chave:

Comunicação comunitária. Responsabilidade social. Clubes esportivos. Futebol.

Resumo

Para os clubes de futebol da Europa, o relacionamento com a comunidade é entendido, ao lado da performance esportiva e do posicionamento de mercado, como um dos vértices de sua atuação estratégica. A comunicação com a comunidade adquire fundamental importância para as agremiações esportivas, contribuindo para sólido relacionamento com grupos de interesse e valorização da marca. O objetivo deste artigo é comparar as ações de comunicação com a comunidade dos principais clubes de futebol do Brasil e da Europa. Para isso, analisamos a comunicação nos seus portais oficiais. As organizações brasileiras apresentam entendimento restrito de suas ações com a comunidade, ao contrário das entidades europeias, que investem de forma estratégica nesse tipo de comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ary José Rocco Júnior, Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
    Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutor em Comunicação e Semiótica e mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (Eefe-USP). Líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marketing e Comunicação no Esporte (Gepecom) da Eefe-USP.
  • Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara, Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
    Mestrando em Gestão e Marketing Esportivo na Eefe-USP. Especialista em Marketing e Vendas pela Universidade Anhembi Morumbi. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marketing e Comunicação no Esporte (Gepecom) da Eefe-USP. Bacharel em Esporte pela Eefe-USP
  • Pedro Lucas Leite Parolini, Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
    Mestrando em Gestão e Marketing Esportivo na Eefe-USP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marketing e Comunicação no Esporte (Gepecom) da Eefe-USP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte (Gepae) da Eefe-USP. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Downloads

Publicado

2016-06-11

Como Citar

ROCCO JÚNIOR, Ary José; CARLASSARA, Eduardo de Oliveira Cruz; PAROLINI, Pedro Lucas Leite. Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 24, p. 189–204, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139328. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139328.. Acesso em: 24 abr. 2024.