Empreendedorismo social na interface entre comunicação pública e capital social

Autores

  • Maria José da Costa Oliveira Faculdade DeVry/Metrocamp
  • Silvana Maria Nader Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139355

Palavras-chave:

Empreendedorismo Social • Terceiro Setor • Comunicação • Capital Social.

Resumo

Este artigo, que tem por base a teoria sociopsicológica e a teoria crítica, trata do empreendedorismo social sob a perspectiva da comunicação pública e do capital social. O objetivo é analisar como a correlação desses conceitos é capaz de apresentar uma opção para o desenvolvimento social, já que, no contexto de democracia, uma concepção de desenvolvimento não pode estar atrelada apenas à lógica do mercado que privilegia os ganhos particulares em detrimento do interesse público. A noção de empreendedor social passa a ser útil sob o ponto de vista da viabilidade de ações que visem à sustentabilidade do terceiro setor e de outras perspectivas de atuação social, que, mesmo se valendo de processos de gestão, contrapõem a visão de competição com a visão de cooperação; valoriza o capital social ao invés de evidenciar o capital econômico; ressignifica a lógica capitalista para uma vertente mais humana, em que a questão econômica sirva ao desenvolvimento social.

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Biografia do Autor

  • Maria José da Costa Oliveira, Faculdade DeVry/Metrocamp
    Pós-doutora, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Docente e coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Faculdade DeVry/Metrocamp, de Campinas. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp). Diretora administrativa da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) – gestão 2016-2018.
  • Silvana Maria Nader, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Mestranda em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Especialização em Marketing (FGV), Sustentabilidade (Unicamp) e Educação (Ibmec) Graduação em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). MBA em Empreendedorismo Social e Responsabilidade Social pela FIA-USP. Docente na Faculdade Devry/Metrocamp. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica e Potencial Humano – PUC-Campinas.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Empreendedorismo social na interface entre comunicação pública e capital social. Organicom, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 41–51, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139355. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139355.. Acesso em: 28 mar. 2024.