Empreendedorismo social na interface entre comunicação pública e capital social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139355Palavras-chave:
Empreendedorismo Social • Terceiro Setor • Comunicação • Capital Social.Resumo
Este artigo, que tem por base a teoria sociopsicológica e a teoria crítica, trata do empreendedorismo social sob a perspectiva da comunicação pública e do capital social. O objetivo é analisar como a correlação desses conceitos é capaz de apresentar uma opção para o desenvolvimento social, já que, no contexto de democracia, uma concepção de desenvolvimento não pode estar atrelada apenas à lógica do mercado que privilegia os ganhos particulares em detrimento do interesse público. A noção de empreendedor social passa a ser útil sob o ponto de vista da viabilidade de ações que visem à sustentabilidade do terceiro setor e de outras perspectivas de atuação social, que, mesmo se valendo de processos de gestão, contrapõem a visão de competição com a visão de cooperação; valoriza o capital social ao invés de evidenciar o capital econômico; ressignifica a lógica capitalista para uma vertente mais humana, em que a questão econômica sirva ao desenvolvimento social.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-09-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.
Como Citar
Empreendedorismo social na interface entre comunicação pública e capital social. Organicom, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 41–51, 2017. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2017.139355. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139355.. Acesso em: 28 mar. 2024.