Salvador e os sentidos: estratégias de comunicação na web para a construção da marca-cidade

Autores

  • Adriano de Oliveira Sampaio Universidade Federal da Bahia
  • Lea Maria Botelho da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Lorena Maria Caliman Fontes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.149054

Palavras-chave:

Marca-lugar, Comunicação estratégica, Salvador, Web, Youtube

Resumo

Neste artigo analisamos o fenômeno da marca-lugar no ambiente da web. Para tanto, trazemos a análise de dois vídeos promocionais elaborados pela Prefeitura da cidade de Salvador como estratégia para atração de turistas. Neste estudo, buscamos identificar os atributos e valores da “marca-lugar”, no referido município, por intermédio das estratégias de comunicação e marketing elaboradas pelo órgão de turismo municipal, intitulado Saltur, no ambiente proposto pelas redes sociais on-line, em particular em seu canal do YouTube.

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Biografia do Autor

  • Adriano de Oliveira Sampaio, Universidade Federal da Bahia

    Pós-doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP)
    Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA
    Graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
    Professor associado na UFBA

  • Lea Maria Botelho da Silva, Universidade Federal da Bahia

    Doutoranda em Cultura e Sociedade na UFBA
    Mestre em Planejamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL)
    Especialista em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada pela UFBA
    Graduada em Comunicação Social pela UCSAL

  • Lorena Maria Caliman Fontes, Universidade Federal da Bahia

    Mestranda em Cultura e Sociedade na UFBA
    Especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela UFBA
    Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFBA

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Salvador e os sentidos: estratégias de comunicação na web para a construção da marca-cidade. Organicom, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 30–42, 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.149054. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/149054.. Acesso em: 29 mar. 2024.