Marketing e Relações Públicas promovendo diálogo com os públicos nas redes sociais

Autores

  • Flávia Cristina Martins Mendes Universidade São Judas
  • Mitsuru Higuchi Yanaze Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.155286

Palavras-chave:

Marketing, Estratégia, Relações, Públicos, Redes sociais

Resumo

Este artigo procura apresentar como novas estratégias de marketing estão sendo utilizadas pelas organizações para construir um diálogo mais efetivo com seus respectivos públicos, principalmente nas redes sociais, onde eles estão mais presentes e atuantes. É importante mostrar que as mudanças de comportamento dos consumidores transformaram as relações empresa-consumidor fazendo com que o marketing alcançasse novas alternativas para otimizar seu sucesso.

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Biografia do Autor

  • Flávia Cristina Martins Mendes, Universidade São Judas

    Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de
    São Paulo.
    Professora e pesquisadora do Centro de Estudos de Avaliação em Comunicação e Marketing –
    CEACOM-ECA/USP.
    Professora nos cursos de extensão da ESPM São Paulo e dos cursos de comunicação social da
    Universidade São Judas.
    Coautora dos livros Comunicação em cena – Volume 1 (2012) e 5 (2014) e do livro Marketing e
    comunicação de projetos socioculturais: experiências brasileiras e cubanas (2015).

  • Mitsuru Higuchi Yanaze, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Professor titular de Marketing e Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade
    de São Paulo – ECA/USP.
    Coordenador geral do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e
    Marketing – CEACOM-ECA/USP.
    Coordenador do curso de especialização em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA/USP.
    Diretor da Mitsuru H. Yanaze & Associados, empresa de consultoria.
    Autor dos livros Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações (2007; 2. ed., 2011);
    Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração (2010; 2. ed., 2013) e
    Marketing fácil (2013).

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

MENDES, Flávia Cristina Martins; YANAZE, Mitsuru Higuchi. Marketing e Relações Públicas promovendo diálogo com os públicos nas redes sociais. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 29, p. 21–29, 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.155286. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/155286.. Acesso em: 24 abr. 2024.