A datificação de um campo de conhecimento

como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação

Autores

  • Márcio Carneiro dos Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.161444

Palavras-chave:

Dados, Algoritmos, Comunicação

Resumo

Discute-se o impacto das transformações geradas pelo ecossistema digital dos meios no campo da comunicação, a partir da explosão quantitativa dos emissores, sustentada pela ubiquidade das redes e dispositivos tecnológicos de suporte à produção de conteúdo. Analisam-se, a partir das propostas da design science e da abordagem dos métodos digitais, as possibilidades de expansão epistemológica e metodológica, baseadas nas iniciativas interdisciplinares e na incorporação de novas habilidades na formação de profissionais e pesquisadores, para enfrentar a atual situação de excesso de dados e ferramental pouco adaptado para compreendê-la.

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Biografia do Autor

  • Márcio Carneiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

    • Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela Pontifícia Universidade
    Católica de São Paulo (PUC-SP)
    • Docente na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

A datificação de um campo de conhecimento: como algoritmos, números e abordagens quantitativas estão mudando a comunicação. Organicom, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 145–157, 2019. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.161444. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/161444.. Acesso em: 28 mar. 2024.