Comunicação financeira no ecossistema virtual: informalidade, polifonia e humor no canal Me poupe! no YouTube

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.171830

Palavras-chave:

Comunicação financeira, Comunicação organizacional, Ecossistema digital, Discurso, Me poupe!

Resumo

O ecossistema midiático digital tornou-se ribalta para a pesquisa em comunicação organizacional em virtude de transformações sociotécnicas, comunicativas e econômicas que alteram percepções e ressignificam cognições. Pela análise de discurso de tradição francesa, estudou-se o audiovisual “6 lições do coronavírus que eu nunca vou esquecer”, do canal Me Poupe! Nele, Nathalia Arcuri subverte a linguagem tradicional da educação financeira, adotando discurso polifônico que constitui sentidos de generalização, informalidade e humor. Infere-se que o dispositivo de enunciação provoca coenunciadores a decifrá-lo.

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Biografia do Autor

  • Ana Maria Dantas de Maio, Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Pecuária Sudeste

    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.
    Jornalista do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP).

  • Marcelo Pereira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista/FAAC.
    Docente permanente do Mestrado Interdisciplinar em “Linguagens, Mídia e Arte” e dos cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Mídias Digitais da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

Comunicação financeira no ecossistema virtual: informalidade, polifonia e humor no canal Me poupe! no YouTube. Organicom, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 84–94, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.171830. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/171830.. Acesso em: 28 mar. 2024.