Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.201222Palavras-chave:
Educação, Desenvolvimento sustentável, Organizações de representação setorial, Gerenciamento de educação, Objetivo de desenvolvimento sustentávelResumo
Esta pesquisa apresenta como o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac contribui para o atingimento das metas do Objetivo
de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas, observação participante e análise documental. Entre os resultados, identificou-se uma quarta abordagem que se soma às indicadas por Ruiz-Mallén e Heras (2020), a gestão ativo-transformadora da educação, e se evidenciou que parcerias interatores são medidas relevantes para promover o alcance do ODS 4.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BOEREN, Ellen. Understanding Sustainable Development Goal (SDG) 4 on “quality education” from micro, meso and macro perspectives. International Review of Education, New York, v. 65, p. 277-294, 2019. doi: https://doi.org/10.1007/s11159-019-09772-7.
BRAENDLE, Udo; RAHDARI, Amir Hossein; DEHKORDI, Hassan Farajzadeh. Promoting responsible business practices: a case of chambers of commerce. Revista Internacional de Organizaciones, Tarragona, n. 16, p. 41-58, 2016.
BROCKMANN, Erich N.; LACHO, Kenneth J. Benefits of chamber of commerce membership: large vs. small population centers. The Entrepreneurial Executive, Arden, v. 20, p. 31-38, 2015.
CHANKSELIANI, Maia; QORABOYEV, Ikboljon; GIMRANOVA, Dilbar. Higher education contributing to local, national, and global development: new empirical and conceptual insights. Higher Education, New York, v. 81, p. 109-127, 2021. doi: https://doi.org/10.1007/s10734-020-00565-8.
FLEACĂ, Eelena; FLEACĂ, Bogdan; MAIDUC, Sanda. Aligning strategy with Sustainable Development Goals (SDGs): process scoping diagram for entrepreneurial higher education institutions (HEIs). Sustainability, Basel, v. 10, n. 4, p. 1-17, 2018. doi: https://doi.org/10.3390/su10041032.
KAAG, Mayke. Linking-In through education? Exploring the educational question in Africa from the perspective of flows and (dis) connections. Sustainability, Basel, v. 10, n. 2, p. 1-9, 2018. doi: https://doi.org/10.3390/su10020496.
MAENNIG, Wolfgang; ÖLSCHLÄGER, Michaela; SCHMIDT-TRENZ, Hans-Jörg. Organisations and regional innovative capability: the case of the chambers of commerce and industry in Germany. Environment and Planning C: government and policy, n. 33, n. 4, p. 811-827, 2015. doi: https://doi.org/10.1068/c12201b.
MCCOWAN, Tristan. Universities and the post-2015 development agenda: an analytical framework. Higher Education, New York, v. 72, p. 505-523, 2016. doi: https://doi.org/10.1007/s10734-016-0035-7.
MOLTHAN-HILL, Petra et al. Reducing carbon emissions in business through Responsible Management Education: influence at the micro-, meso- and macro-levels. The International Journal of Management Education, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2020. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2019.100328.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivo de desenvolvimento sustentável 4: educação de qualidade. Brasília, DF: ONU Brasil, c2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 14 out. 2022.
OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Em Foco, v. 9, n. 1, e748, 2019. doi: https://doi.org/10.18264/ eadf.v9i1.748.
PNUD. Acompanhando a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: subsídios iniciais do Sistema das Nações Unidas no Brasil sobre a identificação de indicadores nacionais referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, DF: PNUD, 2015. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/library/ods/acompanhando-a-agenda-2030. html. Acesso em: 22 ago. 2020.
PURCELL, Wendy Maria; HENRIKSEN, Heather; SPENGLER, John D. Universities as the engine of transformational sustainability toward delivering the sustainable development goals: “living labs” for sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, Bingley, v. 20, n. 8, p. 1343-1357, 2019. doi: http://doi.org/10.1108/IJSHE-02-2019-0103. RUIZ-
MALLÉN, Isabel; HERAS, María. What sustainability? Higher education institutions’ pathways to reach the Agenda 2030 goals. Sustainability, Basel, v. 12, n. 4, p. 1-18, 2020. doi: https://doi.org/10.3390/su12041290.
SUNTHONKANOKPONG, Wisuit; MURPHY, Elizabeth. Quality, equity, inclusion and lifelong learning in pre-service teacher education. Journal of Teacher Education for Sustainability, Warsaw, v. 21 n. 2, p. 91-104, 2019. doi: https://doi.org/10.2478/jtes- 2019-0019.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vicente Reis Medeiros, Thiago Severo Gonçalves, Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.