Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no Brasil

Autores

  • Thiago Severo Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Vicente Reis Medeiros Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.201222

Palavras-chave:

Educação, Desenvolvimento sustentável, Organizações de representação setorial, Gerenciamento de educação, Objetivo de desenvolvimento sustentável

Resumo

Esta pesquisa apresenta como o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac contribui para o atingimento das metas do Objetivo
de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas, observação participante e análise documental. Entre os resultados, identificou-se uma quarta abordagem que se soma às indicadas por Ruiz-Mallén e Heras (2020), a gestão ativo-transformadora da educação, e se evidenciou que parcerias interatores são medidas relevantes para promover o alcance do ODS 4.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Severo Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    Especialização em Gestão Escolar, Tecnologias Educacionais e Pedagogia Empresarial.
    Graduação em Administração pelo Instituto Educacional do Rio Grande do Sul (IERGS) e em
    Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Senac Porto Alegre (FSPOA).

  • Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
    Doutorado e mestrado em Administração pela Unisinos.
    Especialização em Docência Superior na Contemporaneidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e em Secretariado Executivo com Ênfase em Gestão Empreendedora pela Unisinos.
    Professora e pesquisadora da Escola de Negócios da PUCRS e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da PUCRS.
    Facilitadora na Metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® certificada pela Association of Master Trainers.

  • Vicente Reis Medeiros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BOEREN, Ellen. Understanding Sustainable Development Goal (SDG) 4 on “quality education” from micro, meso and macro perspectives. International Review of Education, New York, v. 65, p. 277-294, 2019. doi: https://doi.org/10.1007/s11159-019-09772-7.

BRAENDLE, Udo; RAHDARI, Amir Hossein; DEHKORDI, Hassan Farajzadeh. Promoting responsible business practices: a case of chambers of commerce. Revista Internacional de Organizaciones, Tarragona, n. 16, p. 41-58, 2016.

BROCKMANN, Erich N.; LACHO, Kenneth J. Benefits of chamber of commerce membership: large vs. small population centers. The Entrepreneurial Executive, Arden, v. 20, p. 31-38, 2015.

CHANKSELIANI, Maia; QORABOYEV, Ikboljon; GIMRANOVA, Dilbar. Higher education contributing to local, national, and global development: new empirical and conceptual insights. Higher Education, New York, v. 81, p. 109-127, 2021. doi: https://doi.org/10.1007/s10734-020-00565-8.

FLEACĂ, Eelena; FLEACĂ, Bogdan; MAIDUC, Sanda. Aligning strategy with Sustainable Development Goals (SDGs): process scoping diagram for entrepreneurial higher education institutions (HEIs). Sustainability, Basel, v. 10, n. 4, p. 1-17, 2018. doi: https://doi.org/10.3390/su10041032.

KAAG, Mayke. Linking-In through education? Exploring the educational question in Africa from the perspective of flows and (dis) connections. Sustainability, Basel, v. 10, n. 2, p. 1-9, 2018. doi: https://doi.org/10.3390/su10020496.

MAENNIG, Wolfgang; ÖLSCHLÄGER, Michaela; SCHMIDT-TRENZ, Hans-Jörg. Organisations and regional innovative capability: the case of the chambers of commerce and industry in Germany. Environment and Planning C: government and policy, n. 33, n. 4, p. 811-827, 2015. doi: https://doi.org/10.1068/c12201b.

MCCOWAN, Tristan. Universities and the post-2015 development agenda: an analytical framework. Higher Education, New York, v. 72, p. 505-523, 2016. doi: https://doi.org/10.1007/s10734-016-0035-7.

MOLTHAN-HILL, Petra et al. Reducing carbon emissions in business through Responsible Management Education: influence at the micro-, meso- and macro-levels. The International Journal of Management Education, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2020. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2019.100328.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivo de desenvolvimento sustentável 4: educação de qualidade. Brasília, DF: ONU Brasil, c2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 14 out. 2022.

OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Em Foco, v. 9, n. 1, e748, 2019. doi: https://doi.org/10.18264/ eadf.v9i1.748.

PNUD. Acompanhando a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: subsídios iniciais do Sistema das Nações Unidas no Brasil sobre a identificação de indicadores nacionais referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Brasília, DF: PNUD, 2015. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/library/ods/acompanhando-a-agenda-2030. html. Acesso em: 22 ago. 2020.

PURCELL, Wendy Maria; HENRIKSEN, Heather; SPENGLER, John D. Universities as the engine of transformational sustainability toward delivering the sustainable development goals: “living labs” for sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, Bingley, v. 20, n. 8, p. 1343-1357, 2019. doi: http://doi.org/10.1108/IJSHE-02-2019-0103. RUIZ-

MALLÉN, Isabel; HERAS, María. What sustainability? Higher education institutions’ pathways to reach the Agenda 2030 goals. Sustainability, Basel, v. 12, n. 4, p. 1-18, 2020. doi: https://doi.org/10.3390/su12041290.

SUNTHONKANOKPONG, Wisuit; MURPHY, Elizabeth. Quality, equity, inclusion and lifelong learning in pre-service teacher education. Journal of Teacher Education for Sustainability, Warsaw, v. 21 n. 2, p. 91-104, 2019. doi: https://doi.org/10.2478/jtes- 2019-0019.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Contribuições de uma entidade de representação setorial no atingimento do ODS 4 no Brasil. Organicom, [S. l.], v. 19, n. 39, p. 100–112, 2022. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.201222. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201222.. Acesso em: 28 mar. 2024.