A gastronomia e os megaeventos esportivos na construção da marca "Brasil": aproximações entre copa do mundo, turismo e relações públicas

Autores

  • Anderson Gurgel Campos Universidade de Santo Amaro. Curso de Comunicação Social
  • Helena Maria A. Jacob Centro Universitário Fecap Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139113

Palavras-chave:

Megaeventos. Gastronomia. Copa do Mundo. Marca “Brasil”. Relações Públicas.

Resumo

Neste artigo analisa-se o papel da gastronomia como elemento de representação simbólica do país, a partir da marca “Brasil”. Com base nos conceitos de imagem corporativa, identidade e marca, desenvolve-se uma reflexão sobre como os pratos típicos nacionais podem contribuir para o fortalecimento da imagem brasileira no exterior. Discute-se o papel da gastronomia como sistema da cultura e, por consequência, como as relações públicas podem gerar a produção de textos simbólicos que ajudam a compor a imagem organizacional do Brasil na mídia, a partir dos megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos.

 

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Biografia do Autor

  • Anderson Gurgel Campos, Universidade de Santo Amaro. Curso de Comunicação Social
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde estuda as imagens do esporteespetáculo. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santo Amaro (Unisa) e na pós-graduação do Centro Universitário FMU
  • Helena Maria A. Jacob, Centro Universitário Fecap Faculdade Cásper Líbero
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pesquisa sobre ambientes midiáticos da gastronomia. Bolsista Capes-Prosup – bolsa parcial. Mestre em Comunicação e Semiótica e graduada pela PUC-SP. Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente da Faculdade Cásper Líbero (Facásper) e do Centro Universitário Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).

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Publicado

2011-12-26

Como Citar

A gastronomia e os megaeventos esportivos na construção da marca "Brasil": aproximações entre copa do mundo, turismo e relações públicas. Organicom, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 169–183, 2011. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139113. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139113.. Acesso em: 29 mar. 2024.