Comunicação de crise em mídias sociais digitais: um estudo do Twitter, do Facebook e do blog corporativo da Petrobras

Autores

  • Jones Machado Universidade Federal de Santa Maria
  • Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139277

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Comunicação de crise. Estratégia de comunicação. Mídias sociais digitais. Petrobras.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a atuação, em mídias sociais digitais, de uma empresa em situação de crise. Comoobjeto de estudo, optou-se pela Petrobras, empresa envolvida na “Operação Lava-Jato” da Polícia Federal. Os perfis daempresa no Twitter, na fanpage do Facebook e no blog corporativo representam as mídias digitais mais utilizadas para oempreendimento de estratégias de comunicação junto aos seus públicos. A análise, realizada pelo método do estudo decaso e da técnica de observação, tem foco nas postagens relacionadas à investigação judicial que foram publicadas pelaPetrobras nessas mídias sociais, nos dois primeiros meses de 2015.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jones Machado, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Comunicação e bacharel em Relações Públicas pela UFSM. Membro dos grupos de pesquisa “Comunicação institucional e organizacional” e “WebRP – Práticas de relações públicas em suportes midiáticos digitais” (UFSM/CNPq).
  • Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, Universidade Federal de Santa Maria
    Pós-Doutora pela University College London com bolsa da Capes. Doutora e mestre em Comunicação pela UFRJ. Graduada em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e dos cursos de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Produção Editorial da UFSM.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

MACHADO, Jones; BARICHELLO, Eugenia Maria Mariano da Rocha. Comunicação de crise em mídias sociais digitais: um estudo do Twitter, do Facebook e do blog corporativo da Petrobras. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 22, p. 187–197, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139277. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139277.. Acesso em: 24 abr. 2024.