Responsabilidade social corporativa na indústria relojoeira suíça: percepções e práticas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139317Palavras-chave:
Indústria Suíça de relógios de luxo. Rsc na indústria de relógios de luxo. Rsc e relógios de luxo. Rsc na Suíça.Resumo
O estudo analisou as percepções e práticas relacionadas com a responsabilidade social corporativa (RSC) na indústria relojoeira suíça, reunindo dados de doze marcas de relógios de luxo suíças de tamanhos variados, utilizando entrevistas qualitativas. Os resultados sugerem que a indústria, historicamente muito reservada, está se tornando cada vez mais consciente da importância da RSC e, portanto, está investindo nela particularmente nos últimos dez anos. As marcas de relógios de luxo viam sua participação no segmento de luxo como uma razão convincente para a prática de RSC. No que diz respeito à gestão da cadeia de valor, a implementação de práticas comerciais responsáveis era vista como tendo a finalidade de proporcionar benefícios intangíveis, tais como a consolidação da marca. Marcas do mesmo grupo tendiam a tratar vários aspectos de RSC da mesma forma, mas também divergiam de maneira significativa na forma como praticavam a RSC. Fazem-se recomendações para melhorar a participação das marcas de relógios suíços em RSC.Downloads
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Publicado
2016-06-11
Edição
Seção
Dossiê
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Como Citar
GERBER, Lucie; SRIRAMESH, Krishnamurthy. Responsabilidade social corporativa na indústria relojoeira suíça: percepções e práticas. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 24, p. 70–84, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139317. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139317.. Acesso em: 23 abr. 2024.