Marketing, empoderamento e interatividade: o ethos discursivo da marca Lola Cosmetics na Ecologia virtual

Autores

  • Marcelo Pereira da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Jéssica de Cássia Rossi Universidade do Sagrado Coração
  • Ana Carolina Trindade Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150222

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Ecologia virtual, Empoderamento, Lola cosmetics, Análise de discurso

Resumo

A ecologia da comunicação estimula a multiplicidade de vozes na relação organização-público, alargando a negociação de interesses em relação ao engajamento social das marcas como empoderamento feminino. Analisamos o ethos da Lola Cosmetics no Facebook quanto aos lançamentos “Boa noite, Cinderela” e “Abusa de mim” em 2015. Apesar de a marca proporcionar modos amistosos de aproximação com suas consumidoras e assumir publicamente seus erros, ainda carece (re)pensar suas estratégias comunicativas para minimizar conflitualidades e eliminar a dessincronia entre discurso e prática organizacional.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Pereira da Silva, Universidade Federal do Maranhão

    Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Bauru
    Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo
    Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp, campus Bauru
    Professor permanente do mestrado profissional em Comunicação, do mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade e do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    Diretor da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UFMA

  • Jéssica de Cássia Rossi, Universidade do Sagrado Coração

    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Bauru
    Mestre em Comunicação pela Unesp
    Graduada em Relações Públicas pela Unesp
    Professora de Relações Públicas na Universidade do Sagrado Coração (USC)

  • Ana Carolina Trindade, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Mestranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Bauru
    Especialização lato sensu em Linguagem, Cultura e Mídia pela Unesp
    Graduada em Relações Públicas pela Universidade Sagrado Coração (USC)
    Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
    Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais (ComMov)

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

SILVA, Marcelo Pereira da; ROSSI, Jéssica de Cássia; TRINDADE, Ana Carolina. Marketing, empoderamento e interatividade: o ethos discursivo da marca Lola Cosmetics na Ecologia virtual. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 29, p. 67–78, 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150222. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/150222.. Acesso em: 25 abr. 2024.