Novos sentidos para a comunicação estratégica no contexto das organizações: diálogo e produção de sentido

Autores

  • Rosângela Florczak de Oliveira Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150585

Palavras-chave:

Comunicação no contexto das organizações, Comunicação estratégica, Complexidade, Diálogo

Resumo

Os princípios da complexidade de Morin possibilitam (re)conhecer um mundo em transformação, no qual a racionalidade instrumental perde força e passa a conviver com abordagens que situam as organizações, os vínculos e as relações entre sujeitos em ambientes marcados pela complexidade e pela incerteza. Nesse contexto, passamos a compreender a comunicação estratégica que acontece no contexto das organizações a partir do diálogo – baseado na alteridade – proporcionado pelas interações, que podem ser espontâneas ou estrategicamente geridas.

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Biografia do Autor

  • Rosângela Florczak de Oliveira, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
    Mestre em Comunicação pela PUC-RS
    Especialista em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Especialista em Teorias e Práticas de Ensino pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
    Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Professora na ESPM-Sul e na PUC-RS

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

OLIVEIRA, Rosângela Florczak de. Novos sentidos para a comunicação estratégica no contexto das organizações: diálogo e produção de sentido. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 29, p. 55–66, 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.150585. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/150585.. Acesso em: 20 abr. 2024.