O que imaginam as empresas brasileiras? Análise discursiva das declarações de visão

Autores

  • André Rehbein Sathler Centro Universitário IESB
  • Roberto Campos da Rocha Miranda Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.162532

Palavras-chave:

Gestão estratégica , Declarações de visão , Discurso de gestão , Análise de conteúdo

Resumo

Esta pesquisa qualitativa traçou um perfil do imaginário das maiores empresas brasileiras, com base nas suas declarações de visão, partindo de técnicas de análise de conteúdo e discurso. Os resultados indicam que metade das empresas ostenta uma declaração de visão, com frequência de palavras similar à média internacional, e refletem baixa adequação aos componentes previstos para uma boa declaração. Os resultados demonstram que a técnica de elaboração e o uso de declarações estão bem difundidos e aceitos, havendo espaço para aperfeiçoamentos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Rehbein Sathler, Centro Universitário IESB

    Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos.
    Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo.
    Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
    Graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais.
    Professor do Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações do Centro Universitário IESB.

  • Roberto Campos da Rocha Miranda, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB).
    Mestre em Ciência da Informação pela Unb.
    Bacharel em Administração pela União Pioneira de Integração Social.
    Bacharel em Administração Postal pela Escola Superior de Administração Postal.
    Docente do Mestrado em Poder Legislativo do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados.

Referências

AMATO, Christie; AMATO, Louis. Corporate commitment to quality of life: evidence from company mission statements. Journal of Marketing Theory and Practice, Thousand Oaks, v. 10, n. 4, p. 69-87, 2002.

ANSOFF, Igor; MCDONNELL, Edward J. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1993.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARTLIN, Julian; WEBER, Tom; KELLOWAY, Kevin. Effects of transformational leadership on attitudinal and financial outcomes: a field experiment. Journal of Applied Psichology, Washington, v. 81, n. 6, p. 827-832, 1996.

CHANDLER, Alfred D. Strategy and structure: chapters in the history of the industrial enterprise. Cambridge: MIT Press, 1962.

COLLINS, James; PORRAS, Jerry. Organizational vision and visionary organizations. California Management Review, Thousand Oaks, v. 34, n. 1, p. 30-52, 1991.

COLLINS, James; PORRAS, Jerry. Building your company’s vision. Harvard Business Review, Brighton, p. 65-77, 1996.

DAVID, Meredith; DAVID, Forest; DAVID, Fred. Mission statement theory and practice: a content analysis and new direction. International Journal of Business, Marketing, and Decision Sciences, v. 7, n. 1, p. 95-110, 2014.

DAY, George; REIBSTEIN, David (ed.). A dinâmica da estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

DRUCKER, Peter. Management: tasks, responsibilities and practices. New York: Harper & Row, 1973.

DRUCKER, Peter. O melhor de Peter Drucker: o homem, a administração, a sociedade. São Paulo: Nobel, 2002.

FILLION, Louis Jacques. Vision and relations: elements for an entrepreneurial metamodel. International Small Business Journal, Thousand Oaks, v. 9, n. 2, p. 26-40, 1991.

GUIMARÃES, André Sathler. Estratégias competitivas adotadas por empresas de tecnologia de informação. Revista de Administração, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 86-95, 2002.

HOWELL, Jane; AVOLIO, Bruce. Transformational leadership, transactional leadership, locus of control and support for innovation: key predictors of consolidated-business-unity performance. Journal of Applied Psychology, Washington, v. 78, n. 6, p. 891-902, 1993.

IRELAND, R. Duane; HITT, Michael. Mission statements: importance, challenge, and recommendations for development. Business Horizons, Amsterdam, v. 35, n. 3, p. 34-42, 1992.

IRELAND, R. Duane; HITT, Michael. Achieving and maintaining strategic competitiveness in the 21st century: the role of strategic leadership. Academy of Management Executive, v. 13, n. 1, p. 43-57, 1999.

KANTABUTRA, Sooksan; AVERY, Gayle. The power of vision: statements that resonate. Journal of Business Strategy, Bingley, v. 31, n. 1, p. 37-45, 2010.

KEMP, Sharon; DWYER, Larry. Mission statements of international airlines: a content analysis. Tourism Management, Amsterdam, v. 24, n. 6, p. 635-653, 2003.

KIRKPATRICK, Shelley; LOCKE, Edwin. Direct and indirect effects of three core charismatic leadership components on performance and attitudes. Journal of Applied Psichology, Washington, v. 81, n. 1, p. 36-51, 1996.

KIRKPATRICK, Shelley; WOFFORD, Jerry; BAUM, J. Robert. Measuring motive imagery contained in the vision statement. The Leadership Quarterly, Amsterdam, v. 13, n. 2, p. 139-150, 2002.

KIRKPATRICK, Shelley. How to build a better vision statement. Academic Leadership: The Online Journal, v. 6, n. 4, p. 1-12, 2008.

KRIPPENDORFF, K. Metodología de análisis de contenido: teoria y práctica. Barcelona: Paidós, 1990.

LARWOOD, Laurie et al. Structure and meaning of organizational vision. Academy of Management Journal, New York, v. 38, n. 3, p. 740-769, 1995.

LIPTON, Mark. Demystifying the development of an organizational vision. MIT Sloan Management Review, Cambridge, v. 37, n. 4, p. 83-92, 1996.

LUCAS, James. Anatomy of a vision statement. Management Review, New York, v. 87, n. 2, p. 22-27, 1998.

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safari de estratégia: um roteiro para a selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MORPHEW, Christopher; HARTLEY, Matthew. Mission statements: a thematic analysis of rhetoric across institutional type. Journal of Higher Education, Ann Arbor, v. 77, n. 3, p. 456-471, 2006.

PALMER, Timothy; SHORT, Jeremy. Mission statements in U.S. colleges of business: an empirical examination of their content with linkages to configurations and performance. Academy of Management Learning & Education, New York, v. 7, n. 4, p. 454-470, 2008.

PORTER, Michael Eugene. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

PORTER, Michael Eugene. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

PORTER, Michael Eugene. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

SELZNICK, Philip. Leadership in administration: a sociological interpretation. Evanston: Row Peterson, 1957.

TIMMONS, Jeffry; SMOLLEN, Leonard; DINGEE, Alexander. New venture creation: entrepreneurship in the 1990s. Chicago: Irwin, 1990.

WESTLEY, Frances; MINTZBERG, Henry. Visionary leadership and strategic management. Strategic Management Journal, Ann Arbor, v. 10, p. 17-32, 1989.

WILLIAMS, Linda Stallworth. The mission statement: a corporate reporting tool with a past, present and future. Journal of Business Communication, Thousand Oaks, v. 45, n. 2, p. 94-119, 2008.

ZACCARELLI, Sérgio Baptista. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000.

ZACCARELLI, Sérgio Baptista; FISCHMANN, Adalberto. Estratégias genéricas: classificações e usos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 13-22, 1994.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

SATHLER, André Rehbein; MIRANDA, Roberto Campos da Rocha. O que imaginam as empresas brasileiras? Análise discursiva das declarações de visão. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 17, n. 34, p. 24–35, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.162532. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/162532.. Acesso em: 19 abr. 2024.