Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030

Autores

  • Isadora Sonego Pinhabe Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Raquel Cabral Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Thiago Gehre Galvão Universidade de Brasília. Instituto de Relações Internacionais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.197779

Palavras-chave:

Agenda 2030, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Instituição de Ensino Superior, Comunicação

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir criticamente os resultados de uma pesquisa que investigou o alinhamento do ensino superior com a Agenda 2030, por meio da análise de planos de ensino dos cursos de graduação da Universidade Estadual Paulista vigentes em 2019 e de questionário com docentes. Como resultados, identifica-se que princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e comunicação podem ser desenvolvidos para potencializar processos em curso de articulação pedagógica e institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

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Biografia do Autor

  • Isadora Sonego Pinhabe, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Relações Públicas pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Pesquisadora financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

  • Raquel Cabral, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Professora na FAAC/Unesp; Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP; Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Núcleo Residencial Presidente Geisel, 17033-360, Bauru/SP, Brasil.

  • Thiago Gehre Galvão, Universidade de Brasília. Instituto de Relações Internacionais

    Professor no Instituto de Relações Internacionais da IREL-UnB; Doutor em Relações Internacionais pela UnB; Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70904-970, Brasília/DF, Brasil.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

PINHABE, Isadora Sonego; CABRAL, Raquel; GALVÃO, Thiago Gehre. Comunicação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: a articulação entre a graduação na Unesp e a Agenda 2030. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 39, p. 32–47, 2022. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.197779. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/197779.. Acesso em: 18 abr. 2024.

Dados de financiamento