Um olhar sobre si: o Teto de Vidro na área da Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201271

Palavras-chave:

Teto de vidro, Labirinto de cristal, Mercado da comunicação, Latin American Communication Monitor (LCM)

Resumo

Neste artigo, discute-se a metáfora do teto de vidro e do labirinto de cristal, confrontando tais referenciais com os dados do relatório Techo de cristal en comunicación. A partir dessas reflexões, busca-se conhecer a percepção dos profissionais da comunicação da América Latina a respeito de suas próprias realidades organizacionais. Percebe-se que, apesar de a área ter proximidade com as Ciências Sociais Aplicadas, com frequência as desigualdades de gênero estão aí reproduzidas.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Milano Pérsigo, Universidade Federal de Santa Maria

    Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen. Doutora e mestra em Comunicação Midiática pela UFSM. Bacharel em Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas pela UFSM.

  • Andréia Silveira Athaydes, Faculdades Integradas de Taquara

    Docente do curso de Comunicação das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Doutora em Comunicação pela Universidad de Málaga (UMA) e pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Administração e Marketing Estratégico pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES).

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

PÉRSIGO, Patrícia Milano; ATHAYDES, Andréia Silveira. Um olhar sobre si: o Teto de Vidro na área da Comunicação. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 41, p. 162–174, 2023. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201271. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201271.. Acesso em: 16 abr. 2024.