Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010

Autores

  • Camila Augusta Alves Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139111

Palavras-chave:

Futebol. Publicidade. Herói. Brahma Chopp.

Resumo

Durante a Copa do Mundo de 2010, a marca de cerveja Brahma Chopp, patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, veiculou filmes publicitários construindo a imagem do jogador em campo como guerreiro e herói nacional. O presente trabalho busca analisar como o discurso da marca utiliza a jornada do herói no futebol para criar uma esfera de identificação da Brahma com o esporte, o herói e os consumidores, inseridos no contexto do “país do futebol”.

 

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Biografia do Autor

  • Camila Augusta Alves Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na linha de pesquisa Cultura de Massa, Cidade e Representação Social. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá. Desenvolve pesquisa sobre a propaganda radiofônica e televisiva em copas do mundo de futebol. Membro do grupo de pesquisa “Esporte e cultura” – CNPq/FCS-Uerj.

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Publicado

2011-12-26

Como Citar

PEREIRA, Camila Augusta Alves. Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 15, p. 138–152, 2011. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139111. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139111.. Acesso em: 25 abr. 2024.