Cultura, comunicação e estratégia na perspectiva sistêmico-discursiva

Autores

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Universidade Católica de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139262

Palavras-chave:

Cultura. Comunicação. Estratégia. Sistema. Discurso.

Resumo

Este artigo discute possíveis relações entre cultura, comunicação e estratégia organizacional, tendo por referênciaa perspectiva sistêmico-discursiva, fundamentada na teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, na dimensão social dalinguagem e na teoria discursiva de Eliseo Verón. A discussão suscita reflexões sobre os discursos, sobre as decisões, sobrea interculturalidade e sobre as relações de poder intrínsecas aos processos estratégicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
    Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Master of Business Administration (MBA) pela University of Dallas. Especialista em Marketing e bacharel em Comunicação Social pela PUC-RS. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

GOMES, Victor Márcio Laus Reis. Cultura, comunicação e estratégia na perspectiva sistêmico-discursiva. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 22, p. 16–25, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139262. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139262.. Acesso em: 19 abr. 2024.