A celebridade política Romário: análise das interações propostas no seu perfil oficial do Facebook

Autores

  • Rejane de Oliveira Pozobon Universidade Federal de Santa Maria. Departamento de Ciências da Comunicação
  • Paula Purper Arruda Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139279

Palavras-chave:

Celebridade. Debate. Espaço público digital. Política. Romário.

Resumo

As redes sociais digitais têm se revelado um importante instrumento de comunicação política. Este artigo versa sobre espaçopúblico digital e a proposta de Ângela C. Salgueiro Marques (2011) sobre o debate político na web. Nesse sentido, elencamoso perfil oficial do senador Romário Faria no Facebook, no período da primeira semana após as eleições de 2014, investigandoa tentativa de debate projetada através de suas publicações. Verificamos uma real possibilidade de empoderamento atravésda rede social digital. No entanto, os processos de deliberação são uma escolha individua e não necessariamente se atrelamàs publicações do perfil. Por fim, foi possível observar que o grande número de interações não garantiu o debate, pois,quanto maior era o número de interações, menor era a força política do debate.

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Biografia do Autor

  • Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria. Departamento de Ciências da Comunicação
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Jornalismo e bacharel em Relações Públicas pela UFSM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM.
  • Paula Purper Arruda, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Relações Públicas pela UFSM.

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Publicado

2015-06-16

Como Citar

A celebridade política Romário: análise das interações propostas no seu perfil oficial do Facebook. Organicom, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 209–224, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139279. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139279.. Acesso em: 29 mar. 2024.